Quando você começa a perceber que a primavera está se aproximando? Para mim, é quando vejo os ipês-amarelos colorindo a cidade e formando tapetes floridos pelo chão. Ou então quando reparo nos beija-flores procurando lugares para fazer ninho (aliás, tive uma experiência muito bonita em casa com um beija-flor (foto abaixo) que, por vários anos, voltava ao ninho que construiu apoiado em algumas folhas de samambaia).

Eu também reparo nas abelhas alvoroçadas nas flores das jabuticabeiras. Além disso, as ruas e praças perto de casa se enchem de amoras e, na saída da escola, as crianças adoram colher as frutinhas.
Tudo isso me faz perceber que a estação mais florida do ano já está batendo à porta e nos convidando a florescer.
As borboletas aparecem em revoadas delicadas, as joaninhas se escondem entre as folhas e os passarinhos retomam seus cantos com mais entusiasmo.
É também a temporada de chuvas, necessária e, às vezes, preocupante, dependendo da intensidade. Neste ano, elas chegaram por aqui exatamente no dia em que o calendário marca a chegada da primavera. A terra parece agradecer, respondendo com gramados mais verdes, árvores mais densas e uma umidade que revigora até o ar que respiramos.
Ainda que no Brasil, as estações não sejam tão marcadas, elas dão sinais, dentro e fora da gente e Cecília Meireles escreveu sobre essa mesma certeza: “A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la”. Pois, aos olhos da poeta e escritora, “é certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação”.

Tudo floresce, mas não podemos esquecer que a vida é impermanência. E é justamente por isso que cada flor parece um lembrete de que a beleza mora no agora e que a vida, como as estações, precisa de movimento.
A primavera ensina que recomeçar não é esquecer o que foi. É transformar, abrir espaço, permitir que a vida siga seu ciclo. E isso, por si só, já é um gesto de esperança.
Aproveite a primavera, dentro e fora de você.
Kátia Camargo é jornalista e fã da primavera e de seus simbolismos. Ao escrever este texto, lembrou da canção de Beto Guedes, Sol de Primavera, que diz: “Sol de primavera, abre a janela do meu peito”. E já que estamos na estação mais florida do ano, fica também a dica para ouvir Here Comes the Sun, dos Beatles, uma música que, embora não fale diretamente da primavera, transmite toda a sensação de renascimento que ela traz.”
Para escutar as canções citadas:














