Saber circular pela cidade com segurança e autonomia é um aprendizado que começa na infância. Pensando nisso, crianças e adolescentes atendidos pela Associação para o Desenvolvimento dos Autistas em Campinas (Adacamp) participaram, na última quarta-feira (24), de uma atividade especial na Minicidade da Emdec, dentro da programação da Semana da Mobilidade Urbana 2025.
A ação aconteceu na sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), localizada na Vila Industrial, e marcou a primeira visita da instituição ao espaço educativo. Cerca de 15 crianças e adolescentes participaram em duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde.
“A vivência busca fortalecer a autonomia na mobilidade urbana. Por meio dessa atividade, reafirmamos nosso compromisso com cidades mais inclusivas e acessíveis para todos”, destacou Mariangela Pereira, coordenadora de Educação e Cidadania da Emdec.
Atividades educativas na Minicidade da Emdec
Durante a visita, os grupos estiveram no Centro Educativo da empresa, onde aprenderam sobre as diferenças entre meio urbano e rural, além do conceito de mobilidade urbana.
Depois, a equipe de Educação da Emdec realizou contação de histórias sobre o tema. Os participantes puderam pintar um dos personagens descritos e, depois, seguiram para a Minicidade.
Na Minicidade, as crianças aprenderam sobre diferentes tipos de sinalização, incluindo faixa de pedestres, placas, demarcações de vagas exclusivas e semáforos para veículos, pedestres e ciclistas. Elas também embarcaram em um “ônibus imaginário”, e circularam pelas vias, sempre atentos à circulação de pedestres.
A psicopedagoga da Adacamp, Suzana Merice, acompanhou os participantes e explicou que eles participam do projeto Alta Assistida, que atende crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos e 11 meses.
“A gente trabalha como eles pegam o transporte, como conseguem se locomover pela cidade, ir para a escola, para a Adacamp. Todos os nossos passeios são por transporte público”, afirmou e avaliou que a experiência na Minicidade ajuda a reforçar os ensinamentos realizados no projeto.











