A Prefeitura de Campinas publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (29) o decreto que garante ao Município a retomada da posse da área com a estrutura que era usada pelo Hospital de Amor. A mudança foi anunciada pela Administração no início deste mês e o texto oficial revoga um ato de 2016 do Executivo, quando a instituição recebeu aval para uso de bem público.
A partir da primeira quinzena de outubro, a administração vai equipar a unidade. O início gradativo das atividades está previsto para acontecer até o final do ano.
A estrutura será assumida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, para realizar atendimentos de média complexidade em oncologia (atenção secundária) para pacientes do SUS Municipal.
Conforme a administração municipal, a reorganização já contempla o novo modelo de saúde na cidade com a setorização da assistência em especialidades desde dezembro de 2024, quando foi implementado o Centro de Exames e Especialidades Médicas (CEEM).
As diretrizes para continuidade da especialidade foram definidas após um acordo entre a Prefeitura e o hospital. O Ministério Público do Trabalho (MPT-15) foi comunicado sobre a transição e a assistência aos pacientes permanece contínua por serviços de saúde da cidade durante a transição.
A média complexidade inclui ações de rastreamento e diagnóstico precoce de doenças oncológicas para identificar tumores em estágios iniciais ou tratar lesões para evitar o desenvolvimento do câncer. Nesta fase o tratamento é mais eficaz e menos invasivo.
A reestruturação mantém o modelo de excelência implementado pelo Hospital de Amor ao longo da história dele, referência em todo país, e ocorre com segurança jurídica e garantia de direitos.
Como acontece anualmente, o Hospital de Amor vai participar da campanha Outubro Rosa com carreta de exames de mamografia em Campinas. O Outubro Rosa é realizada para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
LEIA TAMBÉM:
Outubro Rosa: cerca de 2 mil mamografias serão disponibilizadas gratuitamente







