Para marcar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira, 1º de outubro, a Secretaria de Esporte e Lazer de Campinas promove uma aula de ritmos no Centro de Vivência dos Idosos (CVI), no Taquaral, a partir de 8h15. Após a atividade, haverá um café da manhã de confraternização. A iniciativa deve reunir 120 alunos.
Segundo a professora da Secretaria de Esporte e Lazer Mônica Aranha, que vai ministrar a aula, a atividade visa reforçar a importância da atividade física na faixa etária de 60 anos ou mais. As práticas incluem alongamento e atividades aeróbicas, com foco na coordenação motora e fortalecimento cardiovascular. “É um dia especial de homenagens a quem celebra cada momento experimentado. É muito gostoso desfrutar de boa saúde, do convívio agradável e das boas amizades neste período da vida”, diz.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Fernando Vanin, a pasta desenvolve uma linha de cuidados por meio de atividade física e convivência social para as pessoas com mais de 60 anos.
“A longevidade é um privilégio e nosso trabalho é no sentido de promover políticas para que as pessoas vivam mais e melhor. Quanto mais atividade física, mais saúde e melhoria na qualidade de vida”, afirmou.
O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi instituído no calendário global em 1990 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A data reforça a importância de cuidar e proteger as pessoas com mais de 60 anos, de modo a preservar os direitos conquistados ao longo dos anos.
Já o CVI completou 49 anos em 8 de agosto deste ano. O espaço recebe 150 pessoas por dia e disponibiliza de graça atividades físicas como ginástica, alongamento, ioga, movimento vital expressivo, sempre sob a orientação de professores da Secretaria de Esporte e Lazer e da Secretaria de Saúde.
Serviço:
Aula de ritmos no Centro de Vivência dos Idosos
Quando: 1º de outubro, às 8h15
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, Parque Taquaral, entrada pelo portão 4 – Campinas
A atividade é voltada para os alunos que frequentam o CVI
Para se matricular no CVI, a pessoa deve ir até a sede do Centro, na Lagoa do Taquaral. As atividades são gratuitas











