A Ponte Preta dá o primeiro passo rumo ao que pode ser o primeiro título nacional de seus 125 anos neste sábado (18), às 17h, diante do Londrina, pela partida de ida da final da Série C. O confronto acontece no Estádio Vitorino Gonçalves Dias, o VDG, no Paraná, e terá transmissão pelo canal SportyNet, na TV a cabo e no YouTube, além da plataforma de streaming DAZN.
Classificada à decisão com 13 pontos no quadrangular, a Ponte chega embalada por uma vitória emblemática: 2 a 0 sobre o Guarani no Dérbi 212, diante do maior público do ano no Moisés Lucarelli. A campanha pontepretana soma quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota na segunda fase. O Londrina também avançou em primeiro no seu grupo, mas com uma campanha mais modesta — duas vitórias e quatro empates, totalizando 10 pontos.
Sob o comando de Marcelo Fernandes, que acumula sete vitórias em nove jogos, a Macaca deve repetir a escalação que venceu o Guarani, caso não haja imprevistos.
O único desfalque confirmado é o atacante Jeh, ainda em recuperação de uma lesão na coxa — semelhante à que o tirou da reta final da temporada passada. Ele será reavaliado na próxima semana para saber se poderá atuar na partida de volta, no dia 25 de outubro, no Moisés Lucarelli. Para substituí-lo, o técnico deve novamente escalar Diego Tavares pela ponta direita, como no Dérbi.
Por outro lado, o volante Léo Oliveira, titular desde a chegada de Fernandes, volta a ficar à disposição após se recuperar de lesão muscular na coxa. Ele deve iniciar no banco, com Rodrigo Souza mantido entre os titulares.
A Ponte também entra em campo atenta aos cartões. Quatro titulares estão pendurados com dois amarelos: o goleiro Diogo Silva, os volantes Rodrigo Souza e Luiz Felipe, e o meia Elvis. Caso recebam novo cartão, ficarão fora do jogo de volta no Majestoso.
No lado paranaense, o técnico Roger Silva — formado na base da Ponte e com cinco passagens pelo clube — terá dois desfalques importantes. O zagueiro Manzoli, autor do gol que garantiu o acesso diante do São Bernardo, cumpre suspensão. Sua vaga deve ser ocupada por Yago Lincoln. Já o volante Alison, com desconforto muscular, é dúvida, podendo ser substituído por Zé Breno. Os pendurados do Londrina são Zé Breno e João Tavares
Diferentemente da Ponte, que garantiu o acesso com duas rodadas de antecedência, o Londrina só confirmou sua vaga na Série B na última rodada. O Tubarão faz o primeiro jogo em casa, pois a Ponte Preta teve a melhor campanha geral da competição com 49 pontos, contra 40 do adversário. Dessa forma, pode decidir o título no Moisés Lucarelli.
Londrina
Luiz Daniel; João Vitor, Wallace, Yago Lincoln e Maurício; Alison (Zé Breno), Lucas Marques e Cristiano; Vitinho, Quirino e Iago Teles. Técnico: Roger Silva
Ponte Preta
Diogo Silva; Pacheco, Wanderson, Saimon e Artur; Rodrigo Souza, Luiz Felipe e Elvis; Jonas Toró, Diego Tavares e Bruno Lopes. Técnico: Marcelo Fernandes.
Local: Estádio Vitorino Gonçalves Dias, em Londrina
Horário: 17h.
Juiz: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)







