O projeto Canarinhos da Terra, em parceria com a Unicamp e com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, apresenta o musical “Entre os Muros do Colégio”, que estreia no dia 22 de outubro, às 20h, no Teatro Oficina do Estudante, com todos os ingressos já esgotados.
A boa notícia é que a apresentação será gravada na íntegra e disponibilizada no YouTube do projeto. Com criação e protagonismo dos alunos, a montagem marca a primeira vez que o projeto aborda o tema da escola sob essa perspectiva. A narrativa revela o universo emocional de crianças e adolescentes e reflete questões atuais como o impacto da tecnologia, a pressão por resultados e o respeito às diversidades e minorias.
Temas como bullying, invisibilidade emocional, descobertas afetivas, paquera e o primeiro amor surgem em meio aos altos e baixos da vida escolar.
O repertório musical é amplo e dialoga com as emoções dos jovens, incluindo sucessos do ABBA (Mamma Mia), Gilberto Gil (“Som da Pessoa”), Pitty (“Admirável Chip Novo”), Vinícius de Moraes e Toquinho (“O Caderno”), além de clássicos do rock como Freddie Mercury (“Bohemian Rhapsody”), Beatles e Pink Floyd (“Another Brick in the Wall”).
O espetáculo reúne coralistas com idades entre 7 e 17 anos, todos alunos do projeto, que participaram ativamente da criação de roteiros, escolha das músicas, confecção de adereços, figurinos e cenografia.
“Este musical nasceu das ideias e da sensibilidade dos próprios alunos. Queremos mostrar que, por trás de cada rosto jovem, existe um mundo de emoções que merece ser visto e ouvido”, destaca o diretor-presidente do Projeto Canarinhos da Terra Unicamp, Luiz Pedro Simoni. A direção musical é de Vastí Atique, e as direções cênica e corporal são de Marcelo Peroni e Vladimir Camargo, respectivamente.
Com 22 anos de história, o Instituto Canarinhos da Terra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal e estadual, integrante da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente (CMDCA Campinas).
Desde 1996, promove a formação musical e artística de crianças e adolescentes de escolas públicas, estimulando criatividade, protagonismo e desenvolvimento de talentos.
O projeto é referência cultural local e nacional, com premiações e participações internacionais, e atualmente oferece aulas gratuitas de canto e teatro para cerca de 1.500 crianças e jovens.









