A estação do Corpo de Bombeiros do Jardim do Lago, em Campinas, foi reinaugurada nesta quarta-feira (22) após passar por obras para proporcionar melhores condições de trabalho ao efetivo. Além disso, a instituição recebeu uma nova viatura do tipo Auto Bomba de Salvamento Leve, que vai reforçar a frota e agilizar os atendimentos de emergências na região.
A nova viatura foi doada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclilmas). Foram investidos pelo governo municipal R$1.274.000,00 na Auto Bomba.
“É uma viatura de bomba rápida e leve, que facilita o deslocamento e ajuda a diminuir o tempo-resposta do Corpo de Bombeiros nos incidentes”, disse o comandante do Comando de Bombeiros do Interior 1, coronel Diógenes Munhoz. O veículo também será utilizado em áreas de difícil acesso, onde não é possível a passagem de viaturas maiores.
A unidade, localizada na rua Jamil Gadia, foi completamente revitalizada, abrangendo troca de telhado, reforma elétrica e hidráulica, substituição de pisos e revestimentos, entre outros. Houve um esforço conjunto que contou com a doação de materiais e mão de obra da iniciativa privada para completar a reforma.
“O bombeiro que dá o seu suor na rua para fazer o atendimento à população, precisa retornar até a base e ter um local adequado que dê para descansar e se alimentar. Essa reforma vem para dar mais dignidade a esses profissionais, que atuam incansavelmente 24 horas por dia”, discursou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante o evento de reinauguração da unidade.
Mais inclusão
O Corpo de Bombeiros de Campinas iniciou em abril deste ano um projeto piloto para aprimorar o atendimento durante o socorro de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.
As viaturas foram equipadas com materiais específicos para esse público, com kits de colares de identificação, abafadores de ruído e pranchetas com sinais de comunicação alternativa.
Nesta semana, o projeto chegou a outras regiões do interior paulista. “A capacitação do atendimento especializado para pessoas com deficiências já está em curso também em Jundiaí, Sorocaba e Piracicaba. A ideia é que 78 estações dos Bombeiros do CBI-1 recebam esse aprimoramento, que vai abranger 168 municípios do estado”, disse Munhoz.
Além dos kits, as viaturas que realizam esse tipo de atendimento ganham um adesivo de identificação.







