O Grupo de Resposta Unificada (GRU) de Campinas para agilizar respostas às denúncias sobre focos de dengue eliminou pelo menos 100 criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e de outras arboviroses, durante fiscalização realizada com dois drones nesta quinta-feira (23). Foram percorridos imóveis em sete bairros.
A secretaria municipal de Saúde divulgou também novo boletim onde estão indicados 21 bairros com reforço em atividades para prevenção e combate à dengue.
As regiões percorridas foram: Jardim Proença, Jardim Nova Europa, Loteamento Sanasa, Taquaral, Jardim Flamboyant, Parque São Quirino e Jardim Myrian Moreira da Costa.
A atividade reuniu profissionais das secretarias de Saúde, de Serviços Públicos, do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade e integrantes da Defesa Civil (responsável pelos drones), Guarda, Procon e Setec.
A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas.
É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
CONFIRA OS BAIRROS EM ALERTA PARA DENGUE:
Leste: Taquaral, Vila Iza, Novo Cambuí e Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Noroeste: Jardim Campina Grande, Residencial Jardim São Luiz, Jardim Metonópolis e Jardim Novo Maracanã
Norte: Jardim Eulina
Sudoeste: Jardim Ouro Verde, Jardim Aeroporto, Jardim Melina e Vila Aeroporto
Sul: Jardim Marisa, Vila Palmeiras 1 e 2, Jardim São Domingos e Jardim Itaguaçu
Suleste: Jardim dos Oliveiras, Vila Georgina e Vila Ipê
A definição dos bairros é realizada pela equipe técnica da saúde, que monitora semanalmente uma série de indicadores para identificar criteriosamente as áreas de maior risco.
A análise considera a incidência de casos, a circulação simultânea de dengue e outras arboviroses, a densidade populacional, a intensificação dos trabalhos em regiões com imóveis de difícil acesso, a comunicação de risco, entre outros itens.











