A Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) de Valinhos realiza neste final de semana uma ação no cemitério municipal São João Batista. O objetivo é orientar os visitantes a não deixarem sobre os jazigos vasos de flor com papel celofane ou recipientes que possam acumular água. “Esses materiais, além de serem um potencial criadouro para o mosquito da dengue, ainda servem de abrigo para animais peçonhentos, como os escorpiões”, alerta a DVZ. Neste sábado (1) e domingo (2), quando será celebrado o Dia de Finados, o cemitério terá sinalização para orientar o público sobre o assunto.
A coordenadora da DVZ, Lúcia Helena Feltrin, explica que a ação é importante para proteger a saúde coletiva.
“É uma medida simples, mas que reduz a proliferação dos mosquitos e acidentes com escorpiões”, destaca. “Por isso, recomendamos que sobre o jazigo fique apenas o vaso, sem papel celofane, pratinho ou outro recipiente que possa acumular água ou servir de esconderijo. Tomando cuidados simples, conseguimos atuar na prevenção, protegendo a saúde humana”, explica a coordenadora.
Dados da prefeitura apontam que Valinhos teve 2.142 casos confirmados de dengue no ano. Três pessoas morreram vítimas da doença, todas no mês de abril.







