A atriz campineira Jeniffer Éffe’s apresenta o monólogo “Aqualtune e as Escreviventes”, de sua autoria, no domingo (9), às 9h, na Feira Estação Artesanal de Santa Barbara d’Oeste. A peça integra a programação para celebração da Consciência Negra da Estação Cultural da Fundação Romi.
A entrada é gratuita e a classificação, livre.
Com direção de Maíra Prates, “Aqualtune e as escreviventes” conta histórias de mulheres negras e indígenas brasileiras, a maioria delas escritoras, como Maria Firmina, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Cidinha da Silva. De maneira sensível e delicada, Jeniffer oferece uma aula sobre história do Brasil a cada apresentação de Aqualtune.
A peça já foi apresentada em escolas de Campinas e Caieiras.
Ao reverenciar as literatas negras e indígenas, o texto lúdico e sensível de Jeniffer presta homenagem a Aqualtune, rainha africana capturada no Congo e trazida para a América como escrava. A atriz lembra que no Brasil, Aqualtune enfrentou a opressão e tornou-se símbolo de força e liberdade, sendo reconhecida como avó de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas da história homenageado em 20 de novembro.
Estação Artesanal é tradição em Santa Bárbara
Espaço de valorização da produção artística e artesanal de Santa Bárbara d´Oeste, a Estação Artesanal reúne expositores, artistas e público, além de opções gastronômicas. Na edição dedicada à Consciência Negra, o evento promove reflexões sobre identidade, resistência e ancestralidade por meio da arte.
Serviço:
Espetáculo “Aqualtune e as escreviventes”
Data: 9 de novembro ( domingo)
Horário: 9 horas
Local: Estação Cultural da Fundação Romi
Endereço: Av. Tiradentes, 2, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP











