A oficina “Teatro para Múltiplas Idades” vai realizar a sua mostra de conclusão de curso em uma programação gratuita de dois dias de apresentação, trazendo ao público o experimento cênico “A Ratoeira”, uma adaptação feita pelos alunos da oficina, da peça de mesmo nome escrita por Agatha Christie, famosa por ser a peça há mais tempo encenada na história do teatro, com mais de 25 mil apresentações desde sua estreia, em Londres, em 1952.
As apresentações vão ocorrer nesta sexta-feira (7) e no sábado (8), às 16h, no CEU Mestre Alceu, localizado no distrito do Campo Grande, em Campinas.
Neste ano, são comemorados os 135 anos de Agatha Christie, uma das mais famosas escritoras de mistério e romance policial. Assim sendo, em homenagem a esta grande dramaturga inglesa, os alunos decidiram montar uma de suas peças mais conhecidas mundialmente “The Mousetrap”, conhecida em português como “A Ratoeira”.
É a história de um assassinato que ocorre no Hotel Monkswell Manor,, na Inglaterra, local onde um grupo de hóspedes fica isolado devido a uma forte nevasca. Estes juntamente com os proprietários, tornam-se suspeitos de um assassinato e, com a ajuda de um sargento, precisam correr contra o tempo para desvendar o crime antes que outro assassinato aconteça novamente, podendo ser qualquer um ali a próxima vítima.
Essa versão, porém, traz elementos diferentes dos comuns ao encenar esta dramaturgia de Agatha Christie. Na adaptação local, o elenco é composto por crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade, com o intuito de mostrar que peças de mistério também podem ser encenadas por todos que desejarem, independente da idade.
Os adereços cênicos e o cenário foram confeccionados pelos próprios alunos e parte do figurino composto por roupas simples que os estudantes tinham em casa, ressignificando suas roupas cotidianas e transformando-as em figurinos. Dessa forma, a peça pretende levar o público para um universo de mistério e suspense por meio de elementos simples, que transformam toda a atmosfera do espetáculo.
A oficina Teatro para Múltiplas Idades é uma oficina idealizada pela atriz e professora de teatro Rayana Miyamoto no distrito do Campo Grande no CEU Mestre Alceu, voltada para o público de todas as idades, com o intuito de promover um primeiro contato dos participantes com a arte teatral e a integração intergeracional, possibilitando aos estudantes realizar trocas importantes entre si.
A oficina teve início em 2024, na época nomeada como “Teatro para as Diversas Idades” por meio do edital de credenciamento de “Propostas de Oficinas Culturais”, promovida pela Prefeitura Municipal de Campinas em parceria com a Secretaria de Cultura. Neste ano, porém, a apoiadora da oficina foi a Quebrada em Movimento, que é uma rede comunitária de lideranças, coletivos, empreendedores e organizações de impacto do Território do Campo Grande, possibilitando assim, a segunda edição desta oficina.
SERVIÇO:
“A Ratoeira”
Local: CEU Mestre Alceu
Rua Lasar Segal, 110 – Jardim Florence, Campinas.
Classificação Indicativa: Maiores de 12 anos
Tempo de duração: (tempo estimado) 1h30
Entrada Gratuita
Não é necessário reservar ingresso. Sugestão de chegada com 15 minutos de antecedência.











