O Teatro Municipal Dona Zenaide, em Jaguariúna, foi palco de um fim de semana repleto de atuações e momentos memoráveis. Nos dias 8 e 9 de novembro, o Colégio da Villa realizou a 11ª edição do seu tradicional Festival de Dança e Teatro, que neste ano apresentou o espetáculo “Aladdin”. A montagem reuniu alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio em performances que encantaram o público pela sensibilidade, talento e trabalho em equipe.
O Colégio da Villa é exemplo de escola sustentado por um modelo que valoriza o dinamismo, a diversidade e a educação humanizada. O Hora Campinas é parceiro educacional do Colégio da Villa.
Mais do que uma apresentação artística, o festival faz parte de um projeto pedagógico que valoriza a arte como instrumento de aprendizado, protagonismo juvenil e desenvolvimento de competências socioemocionais.
Realizado anualmente no Teatro Municipal Dona Zenaide, é um dos momentos mais aguardados do calendário escolar, marcando a conclusão de um trabalho coletivo entre professores e alunos, apresentado às famílias em um momento de celebração.
Sobre o Colégio da Villa
Inaugurado em 2010, o Colégio da Villa se consolidou como uma referência em educação na região de Jaguariúna, com uma proposta que alia excelência acadêmica, inovação e formação humana. A escola é a única da cidade com três unidades planejadas por faixa etária, atendendo desde o berçário até o Ensino Médio.
O Villa adota metodologias como a abordagem Reggio Emilia na Educação Infantil e o Sistema de Ensino Poliedro a partir do Ensino Fundamental, além de programas bilíngues, iniciativas internacionais com certificações Oxford e parcerias com o TED-Ed Student Talks.
A instituição também valoriza o contato com a natureza, a inclusão, a diversidade e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, esportivas e culturais — pilares que se refletem em projetos como o festival.
A escola se notabiliza por incluir dentro da agenda dos alunos (Fundamental ou Médio) disciplinas adicionais, tanto artísticas e socioemocionais quanto adequadas aos desafios contemporâneos.
Vale a pena citar Teatro, Dança, Criação de Jogos, História da Arte, Produção Textual, Leitura e Interpretação, Estudo Dirigido, Educação Tecnológica, Educação Financeira, Sustentabilidade, Italiano, Espanhol, High School, Orientação de Estudos, Treino Esportivo e Comunicação/Atualidades.
Esta última tem trabalhado com os estudantes do Ensino Médio temas como fake news, fontes confiáveis, jornalismo, temas relevantes da atualidade e dependência digital, entre outros assuntos.
Há também o projeto Duelo de Ideias, que se ancora nas disciplinas de Filosofia e Sociologia. E, ainda, horários permanentes para tirar dúvidas dos estudantes e fazer aprofundamento em Exatas (Matemática e Física).














