A Manifesta Cia homenageia a escritora Ruth Guimarães em novembro, em Campinas, com o espetáculo infanto-juvenil “As Comadres de Ruth Guimarães” e a instalação literária “Encontro ao Pé do Fogo: o universo de Ruth Guimarães”.
A peça será apresentada neste sábado (15), no CEU Vila Esperança, às 16h30, e segunda-feira (17), na Emef/EJA Maria Pavanatti Fávaro, às 10h.
Já a instalação ocorre até esta sexta-feira (14), na biblioteca do CEU Vila Esperança, e de 18 de novembro a 1º de dezembro, na biblioteca da Emef/EJA Maria Pavanatti Fávaro.
O espetáculo oferece acessibilidade integrada à cena, quando as próprias personagens fazem a áudio-descrição. A indicação é livre e a entrada, gratuita.

Três amigas apaixonadas pela “comadre Ruth”
No espetáculo, Benedita, Geralda e Honória são três comadres apaixonadas pela vida e obra da “comadre Ruth”, como elas nomeiam carinhosamente a escritora Ruth Guimarães (1920-2014). No encontro com o público, elas revezam as vozes para narrar as “acontecências miraculosas” que a autora de “Água Funda” e outros títulos registrou, investigou e escreveu.
O vasto e rico universo da autora é o tesouro que as comadres compartilham com o público. O espetáculo tem a direção de Andrea Ojeda, dramaturga e diretora argentina. O elenco conta com as atrizes Lila Marilia, Gabriela Giannetti e Brisa Vieira. “A trajetória das Comadres de Ruth Guimarães no decorrer do espetáculo é um mergulho no universo da cultura popular”, relatam as atrizes.
O amor e a admiração das amigas pela “comadre Ruth” inspiram, dão ritmo e corpo às três personagens apaixonadas que conhecem toda a obra da amiga. De modo lúdico e divertido, o espetáculo reconta os contos de animais, apresenta a “medicina mágica”, entoa cantigas populares e convida o espectador a dar novas possibilidades para o final da história.
Instalação ‘Encontro ao Pé do Fogo’ acontece nos mesmos locais do espetáculo
Uma mala aberta com livros simula a fogueira. Flores, cantil de barro para água, bule com xícaras para um futuro café coado em coador de pano e uma máquina de escrever ajudam a compor a ambiência da instalação literária “Encontro ao Pé do Fogo: o universo de Ruth Guimarães”.
O ambiente imersivo é um convite para o público apreciar, por meio da leitura, as obras de Ruth Guimarães e sua rica pesquisa sobre a cultura caipira. “Trata-se de uma ambiência aconchegante, criada dentro dos espaços das bibliotecas, onde disponibilizamos um acervo de livros da autora”, antecipam as atrizes, que realizarão um bate-papo com o público dentro da instalação após cada apresentação do espetáculo.
A Manifesta Cia, formada por artistas criadas e moradoras do interior do Estado de São Paulo e experientes no diálogo com o público infanto-juvenil, entende que “dar voz às personagens e à riqueza do universo caipira, por meio de um espetáculo voltado para crianças, é uma maneira de falar do próprio território e fortalecer o sentimento de pertencimento, na contramão dos estereótipos da vida caipira”.
As atividades fazem parte do Projeto “Acontecências: espetáculo infanto-juvenil sobre a vida e obra de Ruth Guimarães”, contemplado pelo Edital de Chamamento Público 007/2024 da Prefeitura Municipal de Campinas, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Pnab (Lei No 14.399/2022).
Ruth Guimarães
O processo de pesquisa sobre a escritora recebeu orientação de seus filhos Júnia, Joaquim e Marcos Botelho, responsáveis pelo Instituto Ruth Guimarães. Com o lançamento de “Água Funda” (1946), a poetisa, cronista, contista, romancista e tradutora é a primeira autora negra a se projetar nacionalmente depois da abolição da escravatura. Leitora de jornais aos 5 anos de idade, publicou seus primeiros textos aos 10, ao encontrar espaço nos jornais “A Região” e “A Notícia”, de Cachoeira Paulista, onde nasceu.
Formada em magistério e, depois, em Letras Clássicas e em Dramaturgia e Crítica pela Universidade de São Paulo (USP), Ruth, atenta às contações da avó na infância, verseja sobre a vida de negros, indígenas e famílias de peões e colonos da fazenda administrada pelo pai no sul de Minas Gerais, onde viveu por alguns anos. A obra “Os Filhos do Medo”, orientada por Mario de Andrade, lhe rendeu verbete na Enciclópédie Française de la Pléiade, publicada pela Editora Gallimard, fazendo de Ruth a única escritora latino-americana a receber esta distinção.
SERVIÇO
Espetáculo de teatro ‘As Comadres de Ruth Guimarães’
Horário: 16h30
Dia: 15 de novembro
Local: CEU Vila Esperança
Endereço: Rua Demerval da S Pereira, s/nº – Lot. Vila Esperança, Campinas – SP
Classificação etária: livre
Entrada gratuita
Espetáculo conta com acessibilidade em Libras e audiodescrição integrada.
—
Espetáculo de teatro ‘As Comadres de Ruth Guimarães’
Data: 17 de novembro
Horário: 10 horas
Local: Emef/EJA Maria Pavanatti Fávaro
Endereço: Avenida José Oliveira Carneiro, 2 – Chácara Santos Dumont, Campinas – SP
Classificação etária: livre
Entrada gratuita
Espetáculo conta com acessibilidade em Libras e audiodescrição integrada.
—
Instalação Literária Encontro Pé do Fogo: o Universo de Ruth Guimarães
Data: de 3 a 14 de novembro
Local: CEU Vila Esperança
—
Instalação Literária Encontro Pé do Fogo: o Universo de Ruth Guimarães
Data: 18/11 a 01/12
Local: Emef/EJA Maria Pavanatti Fávaro










