O projeto Hora Campinas acaba de ser indicado pela Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB) como um dos destaques do ano no mercado de mídia digital. Se chegar à final, o Hora concorrerá ao prêmio Brasil Publisher Awards 2025 na categoria “Melhor Site de Notícias Estadual”. Ao todo, são 11 categorias que disputam os prêmios. A ANPB foi criada para valorizar a inovação digital e a excelência editorial.
A premiação dedicada aos melhores sites do País acontece no dia 1º de dezembro em Porto Alegre. O prêmio, que está em sua segunda edição, tem como tema “A Inteligência Autêntica”, propondo uma reflexão sobre o papel humano na era da inteligência artificial.

A iniciativa busca reconhecer os veículos que combinam criatividade, responsabilidade e relevância editorial em um momento de grandes transformações tecnológicas.
Podem participar empresas públicas e privadas detentoras de portais, sites ou aplicativos de qualquer região do Brasil. A Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB) salienta que a indicação já “é um grande reconhecimento da qualidade e do impacto do trabalho” do Hora Campinas junto aos seus leitores.
Para Marcelo Pereira, editor-chefe do Hora Campinas, a indicação oficial da ANPB ao projeto é uma grande vitória, motivo de imensa satisfação e gratidão para toda a equipe. “Somos um projeto relativamente novo, com menos de 5 anos de fundação. Ter esse reconhecimento em tão pouco tempo nos orgulha e, sobretudo, nos motiva a continuar inovando e produzindo jornalismo, que é a nossa missão”, afirma o editor-chefe.
Pereira reforça que o portal foi abraçado pela comunidade desde o seu início, em março de 2021, em plena pandemia da Covid-19.
“É um grande desafio manter-se relevante e interessante num mercado tão concorrido. Mas, desde que começamos a produzir conteúdo de qualidade, com análise e temas inspiradores, percebemos que os leitores compreenderam nossa proposta”, lembra. “Nossos pilares editoriais são muito claros: apoio à democracia, valorização da ciência e repúdio ao preconceito, entre outras pautas civilizatórias”, continua.
O editor-chefe reforça que, em tempos de polarização política, o projeto está sempre sob a lupa da sociedade. “Não somos nem esquerda, nem direita. Produzimos jornalismo independente. Nossa bússola é a civilidade”, encerra Marcelo Pereira.
Participam do projeto colaborativo e multiplataforma os seguintes profissionais: Marcelo Pereira, Jô Basso, Laine Turati, Silvio Begatti, Gustavo Abdel, Leandro Ferreira, Caio Amaral, Pedro Basso e Carlos Farnesi. Veja abaixo um perfil de cada um deles.
CONHEÇA O TIME DO HORA CAMPINAS
Entenda mais sobre o prêmio
A participação no prêmio poderá ocorrer por meio de indicação realizada pela ANPB ou por inscrição direta, conforme o regulamento disponível no site oficial. O processo de participação se divide em etapas: após a indicação, os publishers tornam-se automaticamente “indicados” e são habilitados a seguir para a fase seguinte. Um corpo técnico de jurados, com profissionais de alta reputação no mercado, vai indicar os finalistas.
Este júri vai selecionar entre três e cinco finalistas por categoria, de acordo com as maiores notas obtidas na avaliação.

As categorias são as seguintes:
♦ Melhor site de notícias estadual
♦ Melhor site de notícias nacional
♦ Melhor site de entretenimento
♦ Melhor site de esportes
♦ Melhor site de games
♦ Melhor site de economia e/ou finanças
♦ Melhor site de saúde e/ou bem-estar
♦ Melhor site de tecnologia
♦ Melhor site automotivo
♦ Melhor site de astrologia
♦ Melhor site de receitas e/ou cozinha
Segundo a associação, o tema do BPA 2025, “Inteligência Autêntica”, convida o setor digital e jornalístico a refletir sobre os impactos e oportunidades trazidos pela Inteligência Artificial.
Em um cenário em que a IA já influencia a produção, distribuição e o consumo de notícias, a premiação propõe um debate sobre o equilíbrio entre tecnologia, ética e autenticidade editorial.

Internet confiável
Segundo Marcello Petrelli, presidente da Associação Nacional dos Publishers do Brasil (ANPB), o prêmio representa um incentivo à valorização de boas práticas no ambiente digital. “A premiação reconhece iniciativas que unem tecnologia, propósito e responsabilidade na construção de uma internet mais confiável”, afirma.
Para Riadis Dornelles, vice-presidente da ANPB, o prêmio consolida um movimento de valorização do jornalismo digital brasileiro. “O BPA é uma forma de reconhecer o esforço coletivo dos publishers que contribuem para o desenvolvimento de um ambiente de comunicação mais ético, inovador, democrático e livre de fake news”, observa.
Dornelles destaca que o momento representa uma revolução comparável à invenção da prensa de Gutenberg.
“Pela primeira vez desde o século XV, não estamos apenas multiplicando informação, mas alterando a lógica de produção e circulação do conhecimento”.
“O uso de algoritmos opacos e a produção de desinformação em escala exigem vigilância. Não podemos terceirizar nossa responsabilidade profissional para uma máquina. A IA pode ser ferramenta, mas jamais árbitro final da verdade”, argumenta o vice-presidente.

Na categoria que o Hora Campinas foi indicado (Melhor Site de Notícias Estadual), vários veículos com história longeva no jornalismo e outros mais novos receberam o prêmio no ano passado, cuja cerimônia de premiação aconteceu em Curitiba. São eles, entre outros: Tribuna de Petrópolis, Jornal do Tocantins, GazetaWeb, Diário do Nordeste, Correio do Povo, VTVNews, Folha Vitória e O Popular.











