A Prefeitura de Hortolândia anunciou a exoneração do vice-prefeito Carlos Augusto César, o Cafu, e de três integrantes do primeiro escalão após serem citados na Operação Coffee Break, deflagrada pela Polícia Federal nesta semana. As demissões, oficializadas em portarias publicadas no Diário Oficial entre os dias 12 e 14 de novembro, ocorreram a pedido dos próprios agentes públicos, segundo a administração municipal.
Foram exonerados, além de Cafu — que ocupava o cargo de secretário de Governo —, Rogério Mion (Habitação), Fernando Gomes de Moraes (Educação, Ciência e Tecnologia) e Carla Ariane Trindade, diretora do Departamento de Almoxarifado e Patrimônio. As portarias citam protocolos administrativos internos que embasam os pedidos de desligamento.
A Prefeitura de Hortolândia anunciou, nesta sexta-feira (14), a nomeação dos novos secretários municipais que irão comandar as pastas de Educação, Habitação e Governo (Veja abaixo).
A saída dos gestores ocorre após a operação da Polícia Federal que investiga um esquema de superfaturamento na compra de materiais educacionais por prefeituras de São Paulo, Paraná e Distrito Federal.
Ainda neste sexta-feira (14), a Prefeitura de Hortolândia anunciou a nomeação dos novos secretários municipais que irão comandar as pastas de Educação, Habitação e Governo (Veja abaixo).
Kits de robótica
Uma empresa de tecnologia educacional é apontada como responsável por fornecer livros e kits de robótica com valores até 80 vezes acima dos preços de mercado.
De acordo com o Ministério Público Federal, a empresa movimentou mais de R$ 128 milhões entre 2021 e 2024, com parte significativa dos recursos proveniente das prefeituras de Sumaré, Hortolândia e Limeira.
No caso de Hortolândia, os contratos renderam mais de R$ 17,9 milhões à empresa.
A investigação aponta que Cafu e Fernando Moraes teriam atuado para favorecer a empresa em processos licitatórios. Ambos foram alvo de medidas da PF. As defesas afirmaram que ainda analisam os autos e esperam reverter as prisões, além de esclarecer os fatos.
Em nota, a Prefeitura de Hortolândia declarou estar colaborando com as autoridades e informou que os procedimentos administrativos seguem em curso.
Secretaria de Assuntos Jurídicos informou que o contrato com a a empresa permanece vigente, mas que a administração aguarda acesso ao inquérito para avaliar possíveis medidas.
As exonerações foram formalizadas através seguintes portarias:
* Portaria nº 3060/2025: exonera, a partir de 12 de novembro, Carlos Augusto César, secretário de Governo;
* Portaria nº 3061/2025: exonera, a partir de 13 de novembro, Rogério Mion, secretário de Habitação;
* Portaria nº 3062/2025: exonera, a partir de 13 de novembro, Carla Ariane Trindade, diretora do Departamento de Almoxarifado e Patrimônio;
* Portaria nº 3063/2025: exonera, a partir de 14 de novembro, Fernando Gomes de Moraes, secretário de Educação, Ciência e Tecnologia.
Novos secretários
A Prefeitura de Hortolândia anunciou, nesta sexta-feira (14), a nomeação dos novos secretários municipais que irão comandar as pastas de Educação, Habitação e Governo. Ao anunciar os novos integrantes da equipe, o prefeito Zezé Gomes destacou a importância de assegurar continuidade administrativa e fortalecer a gestão com profissionais experientes.
Segundo ele, as nomeações priorizam servidores de carreira e pessoas com conhecimento técnico, garantindo que as políticas públicas sigam avançando sem interrupções. “Seguimos trabalhando com seriedade, responsabilidade e total transparência. Hortolândia continuará no rumo certo, com uma gestão comprometida com a legalidade e com o bem-estar da população”, afirmou o prefeito.
Para a Secretaria de Educação, o prefeito nomeou a professora e servidora municipal Simone Locatelli, que possui trajetória consolidada na rede pública e conhecimento técnico da área. Já a Secretaria de Governo passa a ser comandada pelo também servidor municipal Gerson Ferreira, que ocupava o cargo de secretário adjunto de Inclusão Social. A movimentação interna abre espaço para o ex-vereador Lenivaldo Pauliuki, que estava na diretoria do Fundo Social, assumir a secretaria adjunta de Inclusão Social.
Na Habitação, assume o atual secretário adjunto Renato Franceschini, que já integrava a equipe técnica da pasta e agora passa a comandá-la oficialmente. Para reforçar a estrutura administrativa, o prefeito convidou a advogada Sidneia Aparecida dos Santos para dirigir o Departamento de Almoxarifado e Patrimônio. Além disso, Marco Antonio Nascimento assume a Diretoria de Gestão de Contratos, área estratégica para o acompanhamento dos processos administrativos e de compras públicas.
LEIA TAMBÉM:
Vice-prefeito de Hortolândia é preso em operação contra fraudes em licitações públicas










