Quase 55 mil candidatos de cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) participarão neste domingo (16) do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Serão 90 questões das provas de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química). Os portões se abrem às 12h e se fecham às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e se encerram às 18h30 (meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo).
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que manterá neste domingo frota reserva disponível em cinco terminais para atender aos candidatos do Enem 2025. Vão contar com ônibus extras disponíveis para operação os terminais Central, Barão Geraldo, Campo Grande, Mercado e Ouro Verde.
Para atender ao fluxo de ida aos locais de prova, serão dois ônibus extras nos terminais Barão Geraldo e Ouro Verde e um veículo adicional nos terminais Campo Grande e Mercado I, no período das 11h até as 12h30. Para atender ao fluxo de retorno dos usuários, sete ônibus serão acionados para atender o Terminal Central, entre 15h e 19h30.
Importante
O participante não deve deixar de conferir o Cartão de Confirmação de Inscrição. Disponível na Página do Participante, o documento apresenta informações essenciais para o exame, como o local de prova, a data e o horário das aplicações, o número de inscrição, além de dados sobre atendimento especializado e nome social (quando solicitados), e o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira.
Embora não seja obrigatória a apresentação do cartão no dia do exame, o Inep recomenda levar o documento impresso para facilitar o acesso ao local de prova e evitar contratempos.
Para fazer o Enem, o participante deve apresentar um documento de identificação original com foto, emitido por órgãos oficiais, conforme especificado em edital.
São considerados documentos válidos: Carteira de Identidade (expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal); documentos de identificação profissional emitidos por ordens ou conselhos de classe reconhecidos por lei; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme a Lei n.º 9.503/1997; e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) impressa e emitida após 27 de janeiro de 1997.
Documentos digitais com foto, como e-Título, CIN, CNH ou RG Digital, também poderão ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no app Gov.br.
A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Não será permitido o uso de qualquer equipamento eletrônico. Lanches são permitidos desde que sejam vistoriados pelo chefe de sala.











