Está em andamento a etapa final da revitalização da fonte localizada em frente ao Paço Municipal da Prefeitura de Valinhos, no centro da cidade. A previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro. “Mais do que recuperar um equipamento, estamos recuperando um símbolo da cidade”, afirma o secretário de Governo, Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big, lembrando que a atração está desativada há mais de 40 anos.
De acordo com a Prefeitura, o revestimento do espelho d’água, que hoje é de concreto e encontra-se deteriorado, está em processo de substituição por uma fibra semelhante às utilizadas em piscina. A bomba d’água e a parte elétrica do chafariz estão recuperadas, o que permitirá a reativação dos jatos d’água, garante a Administração.
“Alguns governos tentaram reativá-la, mas nunca enfrentaram a causa real do problema, que era o vazamento de água”, afirma Big. “Com o novo revestimento, estamos oferecendo uma solução definitiva. A revitalização da fonte devolve vida ao Centro, valoriza nosso patrimônio e melhora a experiência de quem circula, trabalha e faz compras na região.”
No centro do espelho d’água está situada a estátua Mãe Valinhos, uma escultura feita em bronze com mais de dois metros de altura e que foi restaurada pelo próprio artista, Santos Lopes. A restauração aconteceu em maio, quase 30 anos depois da sua inauguração, em 1996, como parte das comemorações dos 100 anos da cidade de Valinhos.









