Joicilene de Oliveira Pacheco, de 26 anos, morreu afogada na tarde deste domingo (23) após ter o carro arrastado pela enxurrada e cair em um córrego na Rua Bambina Ciconi Camilo, no Jardim Nossa Senhora de Lourdes, em Hortolândia.
Segundo a Defesa Civil, o trecho ficou completamente alagado durante o temporal que atingiu a cidade, que registrou 26 milímetros de chuva.
O veículo da vítima foi arrastado pela força da água e ficou totalmente inundado. Testemunhas relataram que a jovem conseguiu sair do carro, mas acabou se afogando após afirmar que não sabia nadar.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Hortolândia e de Campinas localizaram a vítima já sem vida. O caso foi registrado no plantão policial, e o corpo encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
A forte chuva provocou diversos pontos de alagamento e danos pela cidade. Houve destelhamento de residência na Rua Cícero Ramos Meira, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; queda de árvore na Rua Cartola, no Jardim São Pedro; e queda de muro na Rua Durvalino Bueno, no Inema. Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, SAMU, bombeiros e das Secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade e Serviços Urbanos atuaram simultaneamente nas ocorrências.
Em nota, a Prefeitura de Hortolândia lamentou o óbito e informou que o ponto onde ocorreu o acidente depende de obras estruturais para melhorar o escoamento da água sob a Rodovia SP-101 e sob a linha férrea, áreas de concessão estadual e federal. Segundo o município, já há tratativas com os órgãos responsáveis. No âmbito municipal, a Secretaria de Obras contratou um projeto para reforma da ponte sobre o córrego, enquanto a Secretaria de Serviços Urbanos realiza limpezas periódicas para evitar obstruções.
Confira a nota:
“A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Guarda Municipal , informa com pesar que na noite deste domingo, 23 de novembro, na R. Bambina Ciconi Camilo – Jardim Nossa Sra. de Lourdes, foi constatado o óbito de uma motorista cujo veículo foi arrastado pela enxurrada. Quanto à intensidade da chuva, foi registrado um volume de 26 milímetros. Além disso, as equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, SAMU, bombeiros e das Secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade e Serviços Urbanos, estão trabalhando no atendimento de outras ocorrências.
Para reduzir o acúmulo de água da chuva naquela região, é necessária uma obra estrutural no trecho sob a Rodovia SP-101 e sob a linha férrea que permita o melhor escoamento da água para as galeria pluviais, áreas de concessão estadual e federal respectivamente, há tratativas com ambas as esferas para melhorias na área. Em âmbito local, a Secretaria de Obras já contratou um projeto para reforma da ponte localizada sobre o córrego e a Secretaria de Serviços Urbanos realiza periodicamente a limpeza do local para evitar o acúmulo de lixo e eventual obstrução do trecho sob a Ponte”.







