A Conferência do Clima, em Belém, acabou. O evento deixou mensagens importantes de preservação ambiental e de congraçamento entre os povos em torno do planeta, apesar dos fracassos nas negociações entre os líderes mundiais. Uma família da região de Campinas, no entanto, guardará com carinho e orgulho, para sempre, um momento único vivenciado num evento no Rio de Janeiro, há duas semanas.
Aluna da Etecap/Campinas, onde cursa o Ensino Médio, com tecnólogo em biotecnologia, Hevellin dos Santos Nascimento, 15 anos, participou de agenda com o príncipe britânico William no Rio de Janeiro, em programação pré-COP.
O herdeiro do trono britânco esteve na capital fluminense no início de novembro para a cerimônia do Prêmio Earthshot (o “Oscar da sustentabilidade”) e para uma série de visitas a locais turísticos e ambientais da cidade.
Ele foi recebido pelo prefeito Eduardo Paes, recebeu as chaves da cidade no Pão de Açúcar, visitou Copacabana, a Ilha de Paquetá e o Cristo Redentor, e participou da cerimônia de premiação no Museu do Amanhã. A visita também reforçou o engajamento da coroa britânica com questões ambientais.

Foi num destes eventos de valorização da sustentabilidade que Hevellin se encontrou com o príncipe.
“Minha filha faz parte do conselho de uma instituição que defende os direitos de crianças e adolescentes, o Instituto Alana. Fomos convidadas para ir no evento no Rio de Janeiro participar desta miniCOP”, lembra a mãe, a fotógrafa Regiane Nascimento.
Ela observa que Hevellin foi escolhida para subir ao palco junto com outros estudantes. A família mora em Sumaré. “Eu achei uma honra muito grande para nossa cidade”, conclui Regiane.












