Um dos bairros mais valorizados e badalados do Município conta, agora, com mais uma representação institucional: foi lançada oficialmente, nesta segunda-feira (24), a Associação Viva Cambuí, entidade sem fins lucrativos que reúne moradores, comerciantes, empresários e síndicos com o objetivo de defender interesses comunitários, promover desenvolvimento urbano e fortalecer o comércio local.
O evento de lançamento foi realizado no Espaço Regatas, e reuniu cerca de 200 convidados entre lideranças do bairro, representantes da sociedade civil, empresários e autoridades municipais.
A iniciativa, segundo o grupo, nasceu como resposta à necessidade crescente de organização e representação formal do bairro — que é considerado polo gastronômico, cultural, econômico e social da cidade.
O secretário-geral da associação, Eduardo Cruz, afirma que o Viva Cambuí surgiu para suprir uma lacuna antiga na representatividade institucional do bairro.
“Um dos objetivos do VivaCambuí é interagir com o poder público pelas demandas do bairro: trânsito, zeladoria e diversas questões que dependem dessa relação institucional”, explica.

Shopping a céu aberto
“O Cambuí é um shopping a céu aberto. Esse é o mote que usamos. E ele precisa dessa organização, dessa união dos empresários. Ações como Natal, festas, mobilizações e eventos na praça não existiam de forma estruturada. A nossa intenção é que, com o Viva, isso passe a existir”, argumenta Cruz.
A associação deverá ter uma base apoiada por cerca de 350 comerciantes, que atualmente integram um grupo nas redes sociais. Além disso, há um elo por meio da integração entre 100 síndicos, que representam aproximadamente 700 condomínios do bairro.
“É um paliteiro, é uma cidade o Cambuí. E essa junção dos empresários com os síndicos é o que dá origem à associação”, finaliza Eduardo.











