O Procon Campinas disponibiliza uma cartilha com orientações importantes aos consumidores que planejam aproveitar a Black Friday, data famosa pelas promoções de lojas virtuais e físicas, nesta semana. As dicas fazem alertas para que as compras possam ser realizadas com segurança. Para o órgão, os clientes precisam ficar atentos, principalmente aos anúncios de promoções e descontos. A cartilha com as orientações está disponível no site procon.campinas.sp.gov.br .
Para o diretor do Procon Campinas, Paulo Giglio, a atenção e o cuidado na hora das compras precisam ser redobrados em determinados períodos. “Quem for aproveitar as ofertas da Black Friday deste ano deve comparar preços em diferentes lojas físicas e virtuais, evitando compras por impulso e desconfiando de valores muito abaixo do mercado, que podem indicar produtos falsificados”, explica.
Ainda para as compras pela internet, o consumidor deve verificar a reputação da loja, conferir os prazos de entrega e guardar comprovantes e notas fiscais, além de se certificar de que o site utiliza um sistema seguro de pagamento.
“Ao fazer o cadastro no site, crie senhas difíceis e, na hora do pagamento, gere um cartão virtual, se seu banco oferecer essa opção, pois a compra se torna mais segura”, completou.
Ele ainda explica que ao final da compra, os sites também enviam o resumo da operação pelo e-mail, mas acrescenta que, “por garantia, assim que terminar de fazer o pagamento, o consumidor deve fazer a captura da tela do celular ou do computador com a confirmação da transação e do resumo do pedido”.
Lojas físicas
O Procon enfatiza que, no momento da compra, vários cuidados precisam ser levados em conta: conferir as características do produto como validade, indicação de uso, composição, quantidade, preço e frete e checar a política de trocas.
O órgão ainda lembra que, em lojas físicas, os fornecedores não são obrigados a trocar um produto porque o consumidor se arrependeu da cor escolhida, por exemplo. Já a garantia – o prazo concedido pela lei para reparo sem custo – é de 30 dias para produtos não duráveis, e 90 dias para os duráveis.
Confira mais dicas da cartilha do Procon:
- Verificar se o produto pretendido está na promoção;
- Comparar os preços em diferentes lojas e sites;
- Checar valores de frete, se houver, e o prazo de entrega;
- Verificar se o estabelecimento oferece política de troca.
Ao realizar compras pela internet, é fundamental ter cautela com links recebidos por redes sociais ou e-mails promocionais, alerta o Procon. “Recomenda-se acessar diretamente o site oficial da loja, digitando o endereço no navegador, para verificar a autenticidade das ofertas”, orienta o órgão.
Outra dica de proteção ao consumidor é, antes de realizar as compras, fazer a captura de telas veiculadas com a publicidade do produto em oferta para se resguardar de eventuais problemas.
Reclamações ou Denúncias
Reclamações e denúncias no Procon podem ser feitas pelo telefone 151, nos postos presenciais ou pelo site: https://procon.campinas.sp.gov.br/.











