A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina contra a dengue depois de finalizar a avaliação técnica do imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. Nesta quarta-feira (26), será assinado um Termo de Compromisso para a liberação do registro. A Butantan-DV é a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo.
O imunizante será usado em pessoas de 12 a 59 anos e deve entrar no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Daniel Pereira, diretor da Anvisa, explicou que a análise da vacina demandou “muitas horas” de discussão técnica com especialistas.
O Butantan tem mais de um milhão de doses prontas para o PNI, pois antes da liberação já havia começado a produzir a vacina. A empresa chinesa WuXi é parceira para ampliar a fabricação. Estão previstas a entrega de cerca de 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.
Com os quatro tipos do vírus da dengue, o imunizante é eficaz tanto para quem já teve a doença quanto para aqueles que nunca foram infectado, apontou a pesquisa. Cansaço, dor de cabeça e vermelhidão no braço foram as reações mais comuns entre os mais de 16 mil voluntários que participaram do estudo. Segundo os pesquisadores, reações graves foram raras e todos os envolvidos se recuperaram.
A Anvisa também autorizou estudos para ampliar a faixa etária, incluindo idosos de 60 a 79 anos e crianças de 2 a 11 anos. (Com Agência Brasil)











