O Projeto Canarinhos da Terra, em parceria com a Unicamp e com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, fecha 2025 com agenda de apresentações nas escolas parceiras, concerto gratuito na Unicamp e a estreia on-line do musical “Entre os Muros do Colégio”, já disponível no YouTube: https://youtu.be/FJvMzUOI648.
O diretor-presidente do projeto, Luiz Pedro Simoni, destaca que o fim do ano é marcado pelo sentimento de colheita: “Ver a evolução dos alunos é o grande presente da equipe. Em 2025, tivemos recorde de participação, e isso se reflete na qualidade das montagens e no envolvimento de cada grupo.”
O musical Entre os Muros do Colégio foi apresentado pela primeira vez em 22 de outubro, no Teatro Oficina do Estudante, com ingressos esgotados. “A gravação integral amplia o acesso ao espetáculo e permite que o público acompanhe o trabalho desenvolvido pelos alunos desde fevereiro”, destaca Luiz.
O concerto marca a primeira abordagem do tema escolar sob uma perspectiva contemporânea, nas mais de duas décadas de existência do projeto. A proposta é refletir sobre o cotidiano emocional de crianças e adolescentes em meio ao impacto da tecnologia, à pressão por desempenho e temas como diversidade e respeito às minorias.
O repertório reúne ABBA (“Mamma Mia”), Gilberto Gil (“Som da Pessoa”), Pitty (“Admirável Chip Novo”), Vinícius de Moraes e Toquinho (“O Caderno”), além de clássicos do rock como “Bohemian Rhapsody”, dos Queen, e “Another Brick in the Wall”, do Pink Floyd.
Participam coralistas de 7 a 17 anos, envolvidos também na criação de roteiro, seleção musical e concepção visual da montagem. A direção musical é de Vastí Atique, com direções cênica e corporal de Marcelo Peroni e Vladimir Camargo.
Apresentação gratuita na Casa do Lago
Para quem prefere ver ao vivo, o encerramento do ano letivo será no sábado (29), às 9h30, em apresentação gratuita no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp.
A agenda segue até dezembro, com apresentações nas escolas parceiras: EMEF Prof. Domingos de Araújo; EMEI Angelino Pigatto; E.E. José Pedro de Oliveira (todas de Campinas); ETEP – Paulínia e EMEF Maria Regina (Paulínia). E ainda tem apresentação do grupo jovem, nesta quinta (27), para o Comitê Comunitário da Replan.











