A solenidade de posse do novo delegado chefe da Polícia Federal em Campinas, André Almeida Azevedo Ribeiro, ocorreu na sexta-feira (28), em cerimônia realizada no Royal Palm Hall. Ribeiro assume o cargo no lugar de Edson Geraldo de Souza, que estava à frente da Delegacia da PF em Campinas desde 2019. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou do evento.
O novo delegado é graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará e iniciou sua carreira na Superintendência da Polícia Federal do mesmo estado. Possui experiência nacional em atividades de inteligência e grandes eventos, tendo atuado na Divisão de Enfrentamento ao Terrorismo da Diretoria de Inteligência Policial durante os Jogos Olímpicos de 2016. Desde 2019, integra o Núcleo de Inteligência Policial da PF em Campinas. Também é professor da Academia Nacional de Polícia, no curso de formação de delegados.
A Delegacia da Polícia Federal em Campinas tem atuação estratégica em uma das regiões mais dinâmicas do país, abrangendo cerca de 60 municípios. Suas principais áreas de atuação incluem o combate ao tráfico de drogas, a repressão a crimes financeiros, corrupção e lavagem de dinheiro, operações contra roubos de carga e organizações criminosas e fiscalização de descaminho e ilícitos relacionados ao comércio exterior.
O novo delegado pretende dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado pela instituição em Campinas. “Assumir a chefia da Delegacia da Polícia Federal em Campinas representa a continuidade de uma história construída com ética, dedicação e compromisso com o serviço público. A Delegacia da PF em Campinas é uma referência nacional, foi a unidade mais produtiva do país no último ano, e o objetivo agora é seguir fortalecendo o enfrentamento ao crime organizado, o combate à lavagem de dinheiro e a repressão constante às organizações criminosas”, disse Ribeiro.
O prefeito Dário Saadi lembrou da integração entre a Prefeitura, por meio da Guarda Municipal, com a Polícia Federal e demais forças de segurança. “A Polícia Federal e a Guarda Municipal já têm uma parceria sólida, com integração efetiva e operações conjuntas. Tenho certeza de que o Dr. André dará continuidade a esse trabalho, fortalecendo a troca de informações em tempo real e ampliando a cooperação entre as forças de segurança. A PF vem atuando de forma exemplar no combate ao roubo de carga e ao tráfico de drogas, e essa integração continuará trazendo resultados importantes para a cidade”, prevê Dário.
Participaram da solenidade o secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi; a Comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares; o diretor do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), Gerson Ortega; vereadores, autoridades das polícias Civil e Militar e do Judiciário.
Doação de terreno
Durante a cerimônia, o prefeito Dário confirmou a doação de um terreno municipal para a instalação da nova sede da Polícia Federal em Campinas, cuja lei complementar foi publicada no Diário Oficial do município.
De forma simbólica, o prefeito entregou ao novo delegado uma cópia da publicação da lei. Trata-se da Lei Complementar 553, de novembro de 2025, que altera a Lei Complementar nº 40, de 1º de outubro de 2013, que autoriza a doação de terreno municipal à União para fins de instalação da sede do Departamento de Polícia Federal em Campinas.











