No primeiro dia de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2026, que começou a ser aplicada neste domingo (30), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 7,9% de abstenção, índice um pouco acima do registrado no ano anterior (7,5%), mas entre os menores dos últimos anos.
Dos 13.046 candidatos aprovados para fazer a segunda etapa, houve 12.018 estudantes presentes e 1.028 ausentes. Foram aplicadas as provas de Redação, Língua Portuguesa e Literaturas e questões interdisciplinares de Inglês e Ciências da Natureza.
As provas já estão disponíveis na página do Vestibular 2026, no site da Comvest: https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2026/vestibular-2026/. As respostas esperadas pelas bancas serão divulgadas pela Comvest, na próxima segunda-feira, 8 de dezembro.
A Unicamp oferece para ingresso em 2026, 2.530 vagas, em 69 cursos de graduação.
A menor abstenção deste primeiro dia da segunda fase foi registrada na cidade de Jundiaí, com apenas 5,1% de ausentes. Em Campinas, a abstenção também ficou abaixo da média, com 5,4% de ausentes. Em São Paulo, a abstenção foi de 8,6%. A tabela completa com os índices por cidade está disponível na página do Vestibular 2026.
Temas cobrados
Na prova de Redação, os candidatos puderam escolher entre duas propostas. A primeira pedia para que os candidatos elaborassem, na posição de um jornalista que se insere em uma comunidade da chamada “machosfera”, para produzir uma série de reportagens a ser publicada em um jornal impresso, um depoimento pessoal sobre a “machosfera” e o discurso de ódio que incita a violência contra as mulheres.
Já a segunda proposta, solicitava que os estudantes escrevessem, como um funcionário do RH de uma empresa, uma nota de esclarecimento a ser enviada a todos os estagiários(as) da empresa, abordando a importância histórica do regime CLT no Brasil, após um comentário em tom pejorativo que ouviu de um estagiário sobre a CLT.
Já as questões da prova, trouxeram temas como ginecropolítica, variação linguística quilombola, Inteligência Artificial e Covid-19, rótulos de alimentos e saúde e sentidos do “corre”, contaminação de salmões por fármacos ansiolíticos no mar Báltico, dentre outros.
Segundo dia de provas
A segunda fase do Vestibular Unicamp 2026 continua a ser aplicada nesta segunda-feira (1º/12), nas seguintes cidades: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba. Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 8 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 9 horas (horário de Brasília). A duração da aplicação é de cinco horas em cada dia de prova. O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas.











