O lançamento oficial do novo radar meteorológico de Campinas foi realizado nesta quarta-feira (3). O equipamento foi adquirido por meio de aporte financeiro da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) com contrapartida da Unicamp. O custo do radar foi de aproximadamente de R$ 4,5 milhões, dos quais 3 milhões oriundos do Fundocamp (formado pelos 20 municípios da RMC) e 1,5 milhão financiado pela Unicamp.
O prefeito Dário Saadi, que é presidente do Conselho da Região Metropolitana de Campinas, lembrou que o radar representa um avanço para a prevenção de eventos climáticos extremos nos 20 municípios da região. Todas as cidades terão acesso as imagens por meio de uma senha entregue na cerimônia.
“Nós temos atualmente uma série de eventos climáticos que estão dispersos ao longo do ano e o verão que concentra uma maior quantidade de chuvas historicamente. Por isso é fundamental contar com a tecnologia como aliada para o monitoramento e a prevenção nas nossas cidades,” afirma Dário.
Durante a cerimônia, que aconteceu no auditório da Unicamp, moradores das cidades da região receberam um alerta via sistema Cell Broadcast, uma mensagem em forma de teste. A emissão do alerta foi feita pelo Centro de Gerenciamento de Emergência do Estado de São Paulo, na capital Paulista.
O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, ressaltou a união entre estado, municípios que investem em prevenção.
“Esse radar vai possibilitar prever eventos extremos como alagamentos e inundações. O governo de São Paulo está trabalhando principalmente para implementar ações de prevenção e impedir a ocorrência de óbitos.”
Rede de proteção
O radar de Campinas se soma a outros oito radares instalados no estado e que se complementam. Dessa forma a análise das imagens de satélite aumenta a previsão de eventos climáticos na região. O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, destacou que o radar representa um avanço para prevenir situações de risco.
“A população precisa entender que os alertas são eficazes e sempre seguir as orientações que forem recebidas. O radar, certamente, irá ajudar a prever casos complexos como a micro explosão que atingiu Campinas em 2016.”
O equipamento
A Agemcamp, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), adquiriu um radar meteorológico capaz de detectar eventos climáticos extremos. O equipamento abrange um raio de cobertura de até 100km.

Com varredura horizontal de 360° a cada 10 minutos, o radar permite monitoramento contínuo e emissão de alertas em tempo real, essenciais para antecipar riscos e orientar ações de mitigação.
O sistema opera com tecnologia de dupla polarização, que diferencia tipos de partículas presentes nas nuvens, gotas de chuva, granizo, gelo e outras, aumentando a precisão na identificação e intensidade dos fenômenos meteorológicos.
Os dados produzidos serão integrados ao CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Defesa Civil Estadual e ao CePRAM, ampliando a capacidade do Estado de reconhecer tempestades severas, prever impactos e acionar protocolos de segurança com antecedência.







