A Prefeitura de Campinas fechou neste domingo, 14 de dezembro, os 25 parques e bosques da cidade após o acumulado de chuvas em 72 horas atingir 105,3 milímetros, segundo dados do monitoramento da Defesa Civil. A medida será reavaliada na manhã desta segunda-feira, 15 de dezembro.
De acordo com o Decreto 24.175, de 27 de novembro de 2025, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão, é estabelecido que os parques e bosques sejam fechados à visitação pública quando o acumulado de chuvas em 72 horas chegar a 80 milímetros.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos os parques públicos são áreas bem arborizadas e, por isso, a orientação é evitar a frequência de visitantes. O fechamento é uma medida preventiva.
O manejo das árvores é feito, porém, chuvas, ventos e solo encharcado podem derrubar mesmo árvores saudáveis.
Ver essa foto no Instagram
Ocorrências
A Defesa Civil de Campinas registrou 29 ocorrências após as chuvas deste sábado, 13 de dezembro. Do total, 11 atendimentos envolveram quedas de árvores ou risco de queda, incluindo casos com interferência na rede elétrica.
Também foram contabilizadas nove ocorrências de alagamento de imóveis em diferentes regiões da cidade.
Além disso, houve cinco registros envolvendo muros, entre quedas e risco estrutural. As demais ocorrências incluem destelhamento, entupimento de boca de lobo, inundação gradual e imóvel em situação de risco.
Campinas permanece em estado de atenção. A velocidade do vento chegou a 61,1 km/h na região dos Amarais. O acumulado de chuva nas últimas 24 horas é de 61,6 milímetros.
Serviço
♦ Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
♦ Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
♦ Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência;
♦ Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores







