A Prefeitura de Campinas decidiu manter fechados os 25 parques e bosques municipais nesta segunda-feira (15). Campinas permanece em estado de Atenção, de acordo com o Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec), do governo do Estado de São Paulo, com acumulado de chuvas de 108, 7 milímetros em 72 horas. A medida será reavaliada após 24 horas.
A Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata de Santa Genebra, também fica com as atividades e visitas suspensas até nova avaliação.
Os parques estão fechados desde a manhã de domingo (14), quando o acumulado em 72 horas já estava acima de 80 mm.
O Decreto 24.175, de 27 de novembro de 2025, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão, estabelece, como medida preventiva, que as áreas verdes de lazer sejam fechadas à visitação pública quando o acumulado de chuvas, em 72 horas, atingir 80 milímetros.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, os parques públicos são áreas bem arborizadas e, por isso, a orientação é evitar a frequência de visitantes como medida preventiva. O manejo de arborização é feito nos parques, porém chuvas, ventos e solo encharcado podem derrubar mesmo as árvores saudáveis.
Confira a lista de parques e bosques da cidade: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/parques-e-jardins-dpj-
LEIA TAMBÉM:
Região de Campinas tem alerta de chuva para os próximos cinco dias







