A Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou na madrugada desta terça-feira (16) o 24º caso de feminicídio de 2025. A vítima é uma jovem de 21 anos, morta com um tiro na cabeça de pistola calibre .40, dentro do banheiro da casa onde vivia no Jardim Terras de Santo Antônio, em Hortolândia. O companheiro dela é o principal suspeito do crime.
Rayana Raissa Albuquerque de Matos vivia há dois anos com Ellyton Matheus Silva Santos, de 19 anos. O casal tem um filho de dois meses. Segundo relatos de testemunhas, Ellyton foi visto fugindo da casa logo após o disparo, em um moto pilotada por outro homem.
O boletim de ocorrência relata que a mãe de Ellyton e o bebê estavam na sala e Rayana preparava o jantar. Ao chegar em casa, Ellyton chamou Rayana para o banheiro, onde houve o disparo. O rapaz teria dito à mãe, após o crime: “Fui tirar uma foto e matei minha esposa”.
Ellyton fugiu em uma moto junto com um outro homem, que teria visto a cena de crime e levado a arma embora. Ele continua foragido e o crime é investigado como feminicídio.
Este é o terceiro caso de feminicídio em Hortolândia neste ano. No dia 7 de julho, Thamiris Cristina Fumo foi baleada pelo ex-companheiro, que suicidou em seguida. O outro caso envolve a adolescente a adolescente Nicolly Fernanda Pogere, de 15 anos, que foi esquartejada e jogada em uma lagoa do Jardim Amanda.
O número de feminicídios na RMC em 2025 já supera o total de 2024. Foram 24 ocorrências até o momento, contra 22 em todo o ano passado.







