Em um simbolismo da mescla entre jogadores experientes e jovens projetada para 2026, o Guarani apresentou na tarde de quinta-feira (18) o zagueiro Rafael Donato, de 36 anos, e o volante Nathan Melo, de 24. Ambos estão entre os 11 reforços anunciados pelo clube para a próxima temporada e se mostram confiantes em uma trajetória positiva com a camisa alviverde.
“Não será mais um ano. Será o ano”, afirmou Donato. “Chego aqui para conquistar”, completou o zagueiro, que já tem uma história no futebol brasileiro, com passagens de destaque por Botafogo-RJ, Bahia, Cruzeiro, Vila Nova e, recentemente, Novorizontino.
Nathan, por sua vez, celebra a oportunidade de compartilhar vivência com atletas mais experientes, como Donato e seu companheiro de posição Willian Farias, também de 36 anos e que está entre os recém-contratados.
Para o jovem, que tem passagens por Goiás, CRB e Vila Nova, o Guarani está formando um time com condições de alcançar seus objetivos.
“Não vamos entrar para ser mais um time”, projetou ao falar sobre o Campeonato Paulista, do qual participará pela primeira vez na carreira. “Iremos jogar de igual com os grandes e sermos protagonistas.”
Levando em conta as características da dupla apresentada na quinta, o Guarani estará bem servido no jogo aéreo.
Com 1,93m de altura, Donato é referência no fundamento. “Trabalho muito a bola aérea, tanto defensiva como ofensiva, pois é uma jogada que pode decidir uma partida”, comenta o jogador.
Já Nathan mostrou força no cabeceio justamente em uma partida contra o Guarani pela Série B de 2024, no Brinco, quando atuava no Goiás. Os donos da casa perderam o jogo de virada por 3 a 2 e o primeiro gol dos visitantes foi em um lance de bola parada, aproveitada com eficiência pelo defensor.
“Minha posição é de primeiro volante, mas posso jogar também de segundo volante, na zaga. E na frente, tenho o chute de fora da área e o cabeceio. Estou aqui para contribuir dentro do esquema de jogo direcionado pelo treinador.”
O Guarani realiza a pré-temporada em Bragança Paulista. A estreia no Paulistão está marcada para 11 de janeiro, contra o Primavera, no Brinco.
Além de Donato, Nathan e Willian, o Guarani já oficializou outros oito nomes, que se juntam aos remanescentes de 2025 e aos promovidos da base para as disputas de 2026: o goleiro Fernando Miguel, de 40 anos, o lateral direito Rian (21), os zagueiros Jonathan Costa (30) e Maurício Antônio (34), o volante Igor Pereira (24), o meia Guilherme Cachoeira (23) e os atacantes Guilherme Parede (30) e Maranhão (29).











