O calor bateu recorde em Campinas nesta quinta-feira (25). O Natal do campineiro foi marcado por termômetros a 36,8°C, às 15h40, de acordo com a estação do IAC Ciiagro do Campo Grande. Até então, a máxima do ano na Metrópole tinha sido 35,4°C, em 18 de fevereiro. A temperatura média de Campinas para dezembro é de 29,9°C.
O tempo seco e o calor intenso são resultados de um bloqueio atmosférico que atua sobre parte do país, dificultando a formação de sistemas de chuva e favorecendo a permanência das altas temperaturas.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão indica predomínio de tempo firme nos próximos dias.
As temperaturas permanecem elevadas, com valores que podem alcançar 5°C acima da média principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
O calor intenso deve prosseguir pelo menos até este sábado (27), segundo a Climatempo. A partir de domingo, as chuvas voltam à região por meio de pancadas isoladas mais fortes, sobretudo no final da tarde, e a temperatura máxima deve ficar em 33°C. O instituto havia emitido alerta para onda de calor no estado, válido até está quinta-feira.
Na próxima semana, o calorão deverá dar uma pausa. Áreas de instabilidade mais intensa estarão sobre a região de Campinas, trazendo os termômetros para abaixo dos 30°C.
O verão começou no Brasil no domingo (21), e vai até 20 de março de 2026.







