Enquanto o Sudeste brasileiro enfrenta uma forte onda de calor, a região de Campinas encerrou o domingo (28) com registro de chuvas intensas e temporais entre a noite e a madrugada. Segundo dados do Cepagri, Campinas acumulou 18 milímetros de chuva em apenas duas horas.
As pancadas atingiram diferentes cidades da Região Metropolitana de Campinas, como Campinas, Jaguariúna, Sumaré, Valinhos e Paulínia, provocando transtornos pontuais. Em Campinas, uma árvore caiu sobre um estacionamento na Rua Isaura Aparecida Contarelli, no bairro DIC IV. A equipe de Serviços Públicos foi acionada e realizou o atendimento da ocorrência.
Diante do cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para tempestades nesta segunda-feira (29). De acordo com o órgão, há previsão de volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h, e possibilidade de queda de granizo em diversas regiões do Estado de São Paulo.
Outras cidades próximas também foram atingidas. Em Jundiaí, a chuva intensa veio acompanhada de ventos fortes e granizo durante a tarde de domingo. Por volta das 18h, a Defesa Civil emitiu um alerta de chuva severa para o município. Houve queda de árvores nos bairros Jardim Guanabara e Vila Alvorada e, na Rodovia Anhanguera, dezenas de motoristas buscaram abrigo sob um viaduto durante a tempestade de granizo. No sábado (27), a cidade já havia registrado outras ocorrências relacionadas às chuvas, com atendimentos em importantes avenidas e vias de bairros como Anhangabaú, Vila das Hortênsias, Santa Clara, Bela Vista e Jardim Pacaembu, segundo a Prefeitura.
Em Sumaré, a Avenida Rebouças, no cruzamento com a Avenida Amélio Gazzetta, no limite urbano com Nova Odessa, ficou alagada. Já em Americana, o transbordamento do Córrego São Manoel causou alagamento na Avenida Antônio Pinto Duarte, no cruzamento com a Avenida da Saúde.
Alerta para Campinas
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu, neste domingo (28), um alerta para Campinas, indicando risco de chuvas fortes capazes de provocar enxurradas e transbordamento de rios e córregos. Segundo o órgão, pancadas moderadas a fortes, com possibilidade de raios, devem continuar nos próximos dias.
O aviso aponta risco de enxurradas rápidas em áreas mais íngremes da cidade e possibilidade de inundação nas margens do Rio Atibaia, do Rio Capivari e de córregos como Anhumas, Santa Isabel e Barro Preto. As chuvas também podem provocar entupimento de bueiros, transbordamento de canais e alagamentos em ruas e áreas mais baixas.

Previsão para o Réveillon
Para quem pretende celebrar o Réveillon na cidade, a recomendação é atenção ao tempo. Sol entre nuvens esparsas marca o início da semana em Campinas e região. Nesta segunda-feira (29), as temperaturas devem permanecer altas e ficam entre 22⁰C e 34⁰C. Há previsão de chuva a partir de tarde e início da noite que pode ser acompanhada de tempestade e descargas elétricas, indica o Cepagri da Unicamp.
Nos dias 30 (terça) e 31 (quarta), as temperaturas diminuem em relação aos dias anteriores e as máximas devem ficar próximas a 30⁰C. As temperaturas mínimas, no entanto, ainda devem continuar altas, tem torno de 22⁰C, e o tempo deve ficar abafado e quente durante as madrugadas, típico da época do verão na região.
Há previsão de chuva para os próximos dias, principalmente a partir da tarde e ao longo da noite. Pode haver tempestades isoladas em todas localidades, acompanhadas de descargas elétricas.
A Defesa Civil de Campinas orienta que a população, especialmente moradores de áreas de risco, mantenha atenção redobrada. A recomendação é evitar áreas com histórico de alagamentos, não atravessar ruas ou pontes cobertas por água, acompanhar os alertas oficiais e evitar permanecer em locais abertos durante ventos fortes.
Também é indicado não se abrigar sob árvores, postes ou estruturas metálicas frágeis, evitar estacionar veículos em áreas arborizadas e recolher objetos soltos em varandas e quintais, como vasos e móveis, que podem ser levados pelo vento. Durante tempestades com raios, deve-se evitar locais abertos, estruturas metálicas e contato com água. Em caso de queda de fio de energia sobre um veículo, a orientação é permanecer dentro do carro e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.







