O MIS Campinas abre o ano com uma programação intensa ao longo do mês de janeiro, dedicada ao cinema contemporâneo e a grandes obras recentes do circuito internacional.
Ao longo deste mês o espaço recebe uma curadoria diversa, com filmes premiados em festivais como Cannes, Veneza e no Oscar, reunindo títulos que transitam entre o drama, o terror, a comédia, a ficção científica, o documentário e o cinema político.
A seleção traz produções assinadas por cineastas consagrados e novos nomes do cinema mundial, com sessões legendadas e classificações indicativas variadas, ampliando o acesso do público a narrativas potentes, provocativas e sensíveis.
As exibições são realizadas em parceria com o Movimento Cineclubista, com curadoria e organização de Ricardo Pereira e Claudia Bortolato.
O MIS Campinas fica na Rua Regente Feijó, 859, no Centro de Campinas. A entrada é gratuita, mas é recomendado chegar 30 minutos antes de cada sessão.
Confira a programação do festival de cinema de janeiro:
09/ 01 – A SUBSTÂNCIA (2024), – 19h30 – 18 anos
Direção de Coralie Fargeat
EUA/ Reino Unido/ França, 140 min. Colorido, Legendado.
Terror/ Ficção Científica. O filme acompanha uma celebridade em declínio que decide usar uma substância replicadora de células que cria temporariamente uma versão mais jovem e melhor de si mesma, causando efeitos inesperados. Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2024. Globo de Ouro de Melhor Atriz para Demi Moore. Oscar de Melhor Maquiagem.
10/01 – MEMÓRIA (2023) – 16h – 16 anos
Direção de Michel Franco
EUA, 100 min. Colorido, Legendado.
Drama. O encontro entre Sylvia (Jessica Chastain), uma assistente social que quer esquecer seu passado de abusos, e Saul (Peter Saasgard), que está perdendo a memória em decorrência de uma demência precoce. Taça Volpi de Melhor Ator no Festival de Veneza 2023.
10/01 – ZONA DE INTERESSE (2023) – 19h30 – 18 anos
Direção de Jonathan Glazer
EUA/ Reino Unido / Polônia, 105 min. Colorido, Legendado.
Drama/ Guerra. Adaptado do romance homônimo escrito pelo autor Martin Amis, no ano de 2014, em Zona de Interesse, Rudolf Höss (Christian Friedel), o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig (Sandra Hüller), desfrutam de uma vida aparentemente comum e bucólica, em uma casa com jardim. Mas, por trás da fachada de tranquilidade, a família feliz vive, na verdade, ao lado do campo de concentração de Auschwitz. O dia-a dia destes personagens se desenrola entre os gritos abafados de desespero, de um genocídio em curso, do qual, eles também são diretamente responsáveis. Vencedor dos Oscars de Melhor Filme Internacional e Som.
11/11 – POBRES CRIATURAS (2023) – 16h – 18 anos
Direção de Yorgos Lanthimos
Irlanda/ Reino Unido/ EUA, 141 min. Colorido, Legendado.
Comédia/ Fantasia. Baseada no livro homônimo de Alasdair Grey e referenciando o clássico Frankenstein, a história se passa na Era Vitoriana e acompanha Bella Baxter (interpretada por Emma Stone), trazida de volta à vida após seu cérebro ser substituído pelo do filho que ainda não nasceu. O experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, porém nada ortodoxo. Querendo conhecer mais do mundo, a jovem foge com um advogado e viaja pelos continentes, exigindo igualdade e libertação. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2023. Vencedor de 4 Óscars (Melhor Atriz, Design de Produção, Maquiagem e Figurino).
16/01 – NOSFERATU (2024) – 19h30 – 18 anos
Direção de Robert Eggers
EUA, 132 min. Colorido, Legendado.
Terror/Mistério. Uma jovem noiva é deixada sob os cuidados de amigos quando seu marido viaja para a Transilvânia para um encontro com o Conde Orlok. Atormentada por visões terríveis e uma crescente sensação de pavor, ela logo encontra uma força maligna que está muito além de sua compreensão. É a nova versão do clássico longa-metragem expressionista mudo ”Nosferatu” (1922), que por sua vez é uma adaptação do romance Drácula (1897), de Bram Stoker.
17/01 – A MENINA SILENCIOSA (2022) – 16h – 12 anos
Direção de Colm Bairéad
Irlanda, 94 min. Colorido, Legendado.
Drama/Amadurecimento. Situado em 1981, o filme segue uma menina retraída de nove anos que experimenta um lar amoroso pela primeira vez quando passa o verão em uma fazenda com parentes distantes. Adaptado de uma novela de Claire Keegan. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
17/01 – O ÚLTIMO PUB (2023) – 19h30 – 16 anos
Direção de Ken Loach
Reino Unido/ Bélgica/ França, 113 min. Colorido, Legendado.
Drama/Político. O dono de um pub luta para manter seu negócio vivo em um pequeno condado da Inglaterra. Quando refugiados começam a ocupar as casas vazias da região, a tensão aumenta e a união dos habitantes locais é colocada à prova. Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2023.
18/01 – DIAS PERFEITOS (2023) – 16h – 16 anos
Direção de Wim Wenders
Japão/ Alemanha, 123 min. Colorido, Legendado.
Drama. Hirayama trabalha como limpador de banheiros públicos em Tóquio. Ele parece satisfeito com sua vida simples. Segue um dia a dia estruturado e dedica seu tempo livre à paixão pela música e pelos livros. Hirayama também gosta de árvores e as fotografa. Mais do seu passado é gradualmente revelado através de uma série de encontros inesperados. Prêmio de Melhor Ator para Koji Yakusho no Festival de Cannes 2023.
23/01 – O MENU (2022) – 19h30 – 18 anos
Direção de Mark Mylod
EUA, 107 min. Colorido, Legendado.
Terror/ Comédia. Um jovem casal visita um restaurante exclusivo em uma ilha remota onde o aclamado chef prepara um delicioso menu e algumas surpresas chocantes. Indicado aos Globos de Ouro de Melhor Ator para Ralph Fiennes e Melhor Atriz para Anya Taylor-Joy.
24/01 – A ÚLTIMA SESSÃO (2021) – 16h – 12 anos
Direção de Pan Nalin
Índia, 110 min. Colorido, Legendado.
Drama/ Amadurecimento. A magia do cinema conquista o coração de Samay, um garoto criativo de 9 anos. Apaixonado por filmes, o menino decide que irá se tornar um diretor para contar histórias fantásticas. Indicado da Índia ao Oscar 2022 de Melhor Filme Internacional.
24/01 – FICÇÃO AMERICANA (2023) – 19h30 – 16 anos
Direção de Cord Jefferson
EUA, 117 min. Colorido, Legendado.
Comédia. Monk (Jeffrey Wright) é um escritor negro brilhante, mas seus livros não são populares já que ele se recusa a retratar negros de forma estereotipada em seu trabalho. Ele é pressionado por seu editor a criar uma obra comercial e escreve uma história carregada de preconceitos como piada. Só que o livro se torna um best-seller da noite para o dia. Com o dinheiro caindo em sua conta, mas com a consciência pesada, Monk é obrigado a encarnar um personagem do gueto para manter a farsa. Vencedor do Oscar 2024 de Melhor Roteiro Adaptado.
25/01 – O QUARTO AO LADO (2024) – 19h30 – 18 anos
Direção de Pedro Almodóvar
Espanha, 107 min. Colorido, Legendado.
Drama. As jornalistas Ingrid (Julianne Moore) e Martha (Tilda Swinton) foram muito amigas na juventude, quando trabalharam juntas na mesma revista, mas passaram longos anos sem manter contato. Ingrid se tornou escritora de auto ficção, já Martha virou correspondente de guerra, e ambas trilharam carreiras muito bem sucedidas. As circunstâncias da vida e o trabalho desafiador de Martha, acabaram causando um afastamento natural entre as duas. Assim como gerou ressentimentos entre Martha e sua filha: ela nunca perdoou a ausência da mãe, que sempre preferiu se dedicar mais ao trabalho. Até que a descoberta de uma doença terminal, muda completamente a vida da jornalista de guerra, e aproxima novamente as amigas. E em meio a uma situação extrema, de vida e morte, Ingrid e Martha também se veem diante de um dilema moral. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2024.
30/01 – UM COMPLETO DESCONHECIDO (2024) – 19h30 – 16 anos
Direção de James Mangold
EUA, 140 min. Colorido, Legendado.
Drama/Musical. Situado na influente cena musical de Nova York do início dos anos 60, Bob Dylan (Timothée Chalamet), o jovem músico de Minnesota, tem apenas 19 anos e caminha rumo à sua ascensão na música. Passando de cantor folk, para as salas de concerto e ao topo das paradas, culminando em sua performance inovadora de rock and roll elétrico no Festival Folclórico de Newport em 1965, definindo um dos momentos mais transformadores da música do século XX. Indicado a oito Oscars, incluindo Melhor Filme e Diretor.
31/01 – ATIRARAM NO PIANISTA (2022) – 16h – 16 anos
Direção de Fernando Trueba e Javier Mariscal
Espanha, 103 min. Colorido, Legendado.
Documentário/Musical. Centrado no desaparecimento e no suposto assassinato do pianista brasileiro Francisco Tenório Júnior em 1976 na Argentina, a animação acompanha um jornalista musical americano que investiga o caso de Tenório. Prêmio Goya de Melhor Filme de Animação.
31/01 – ANORA (2024) – 19h30 – 18 anos
Direção de Sean Baker
EUA, 139 min. Colorido, Legendado.
Romance/ Comédia. Anora (Mikey Madison), uma jovem stripper do Brooklyn, conhece o filho de um oligarca russo na boate em que trabalha. Os dois engatam um improvável romance e Anora vive uma história de Cinderela contemporânea por alguns dias. Em Las Vegas, o casal resolve consumar o relacionamento intempestivo e se casa de forma impulsiva. Quando a notícia do casamento chega à Rússia, o conto de fadas é rapidamente ameaçado: os pais do jovem partem para Nova York com a irredutível intenção de anular o matrimônio. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024 e de cinco Oscars (Melhor Filme, Diretor, Roteiro Original, Montagem e Atriz para Mikey Madison).






