A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 55.075 pessoas de 10 a 14 anos contra dengue de abril de 2024 a dezembro de 2025. Foram 34.182 adolescentes vacinados com a primeira dose e 20.893 com a segunda dose do imunizante. A população-alvo da campanha no município é de 65.265 pessoas.
São 10.563 jovens em atraso para a segunda dose até dezembro do último ano e 2.726 aguardam o intervalo de três meses entre as aplicações.
Com a proximidade do período epidemiológico de maior incidência da dengue, entre março e abril, a Saúde reforça a importância de completar o esquema vacinal antes do pico de casos para garantir a efetividade do imunizante.
“A vacina contra a dengue é uma importante ferramenta de prevenção, mas sua eficácia depende do esquema vacinal completo”, afirma Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização em Campinas.
Tecnologia a favor da saúde
Como iniciativa para ampliar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Campinas utiliza a Ana, assistente virtual de saúde com inteligência artificial (IA), para alertar os munícipes que estão com esquema de vacinação contra a dengue incompleto.
A mensagem é encaminhada via WhatsApp pelo (19) 9-9782-0990, número identificado com “Acesso Fácil Saúde Campinas” e logo do SUS.
O sistema considera as famílias com celulares atualizados junto ao SUS Municipal. Com isso, a secretaria reforça a orientação para que usuários mantenham dados válidos na rede.
Como receber a dose?
O imunizante está disponível nos Centros de Saúde (CSs) e não é preciso agendamento para receber. Basta levar documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação, se tiver.
As salas de vacina funcionam conforme horário de cada unidade básica. Endereços e contatos estão disponíveis na página: https://vacina.campinas.sp.gov.br.







