Depois do forte calor associado à aproximação de um sistema frontal, a região de Campinas deve ter temperaturas mais amenas a partir desta terça-feira (13). Segundo o Cepagri da Unicamp, o tempo instável deve predominar sobre a região e pode haver chuva já no início da manhã desta terça-feira (13). Há possibilidade de tempestades pontuais acompanhadas de descargas elétricas sobre toda a região.
As temperaturas máximas ficarão entre 28⁰C e 29⁰C, com mínimas próximas a 20⁰C. Estas condições devem persistir entre terça-feira (13) e quarta-feira (14), com possibilidade de se estenderem ao longo da semana.
Os termômetros, que passaram dos 33°C no final de semana, ficarão abaixo dos 30°C nos próximos dias.
O Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta segunda-feira (12) um alerta laranja de perigo para tempestade na faixa litorânea dos estados de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina. O volume aumentado de chuvas ainda é efeito da passagem de um ciclone extratropical, que causou estragos em municípios no Sul e Sudeste do Brasil no final de semana.
O ciclone extratropical se formou na última sexta-feira (9) atingindo os estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional promoveu uma reunião de preparação com agentes estaduais e municipais de proteção e defesa civil e órgãos federais. e nos dias posteriores.







