O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou de uma live neste sábado, 17 de julho, direto da Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Área de Relevante Interesse Ecológico Mata Santa Genebra. A transmissão foi realizada para comemorar os 40 anos da Fundação e pode ser conferida no canal do Facebook da Mata Santa Genebra https://www.facebook.com/matadesantagenebra. O aniversário da Fundação José Pedro de Oliveira foi em 14 de julho, mesmo dia da celebração dos 247 anos de Campinas.
“Essa comemoração dos 40 anos da Fundação é muito simbólica e muito importante. Do ponto de vista da situação que nós vivemos hoje, onde o Brasil e o mundo lutam para controlar uma pandemia extremamente impactante em que todos sofrem. Nós tentamos, nesses seis primeiros meses de governo, trabalhar para que a cidade pudesse ter os seus projetos caminhando e atender a pandemia ao mesmo tempo. E, aqui na Mata Santa Genebra, isso aconteceu”, disse o prefeito.
“Hoje, 40 anos depois da fundação da Mata, nossa luta a favor do desenvolvimento sustentável se tornou mais importante, pois o mundo ainda não conseguiu um modelo de crescimento e desenvolvimento da preservação do meio ambiente“, disse o prefeito.
Dário Saadi disse ainda que, assim que a pandemia estiver mais controlada, a Prefeitura pretende levar mais escolas para conhecer a Fundação e a Mata, a fim de conscientizar as novas gerações.
“São 252 hectares de fauna, uma rica biodiversidade, toda a Mata Santa Genebra é uma joia da Região Metropolitana de Campinas e do Brasil”, afirmou o presidente da Fundação, Cidão Santos.
O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, agradeceu o prefeito “por colocar o meio ambiente e a sustentabilidade como eixos da sua gestão”. O presidente da Câmara, vereador Zé Carlos, também esteve presente no evento.

A Fundação
A Fundação José Pedro de Oliveira é uma autarquia de direito público da administração indireta da Prefeitura Municipal de Campinas. Criada pela Lei Municipal nº 5.118/1981, é composta por um Conselho Administrativo, um Conselho Fiscal, Gabinete da Presidência, três Departamentos e três Coordenadorias.
A fauna
A ARIE Mata de Santa Genebra é um fragmento florestal relativamente pequeno, mas apesar do seu tamanho reduzido é um importante refúgio para a fauna nativa da região. Foram identificadas até o momento 329 espécies de vertebrados, sendo 17 anfíbios, 38 répteis, 220 aves, 51 mamíferos e 3 peixes. Quanto aos invertebrados, não existem estudos, exceto para borboletas, das quais foram identificadas mais de 700 espécies.
Dentre as espécies identificadas na unidade, destacam-se a onça-parda (Puma concolor), para a qual foram registradas desde 2013 três ninhadas, com um total de quatro filhotes, a jaguatirica (Leopardus pardalis), o gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), e o bugio-ruivo (Allouata guariba clamitans), estando todos estes na lista vermelha da fauna ameaçada do estado de São Paulo.
A flora
A vegetação da ARIE Mata de Santa Genebra é classificada como um remanescente de Mata Atlântica, Floresta Estacional Semidecidual, fisionomia vegetal que anteriormente possuía a maior área de cobertura do Estado de São Paulo e hoje é uma das mais devastadas do País.
A Mata totaliza 252 ha, sendo o maior fragmento de Campinas, e abriga aproximadamente 660 espécies de flora, sendo algumas sob risco de extinção.
Com informações da Prefeitura de Campinas e Fundação José Pedro de Oliveira











