PUBLICIDADE
3 de fevereiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Arte e Lazer

2ª Mostra Trans Campinas terá três dias de programação gratuita

Evento que celebra a arte e cultura trans tem atrações para públicos de todas as idades na Sala dos Toninhos

Redação Por Redação
3 de fevereiro de 2026
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 5 mins
A A
2ª Mostra Trans Campinas terá três dias de programação gratuita

1ª Mostra Trans, em 2025: após o sucesso de público da primeira edição, evento retorna este ano com uma programação ampliada e novidades. Foto: Erick Velardi/Divulgação

Um palco totalmente voltado à celebração da arte e da cultura trans, a 2ª Mostra de Arte e Cultura Trans de Campinas ganha vida nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro  – sexta, sábado e domingo -, na Sala dos Toninhos (Rua Francisco Teodoro, Vila Industrial – Anexo à Estação Cultura) para apresentar uma programação diversa que dá espaço, luz e voz à diferentes expressões artísticas produzidas por pessoas trans, travestis e não-binárias.

Com entrada gratuita, as atividades foram selecionadas para todas as idades e com recursos de acessibilidade, como Libras e/ou audiodescrição. Mais informações podem ser conferidas no Instagram da Mostra.

Após o sucesso de público da primeira edição, realizada em 2025, a Mostra retorna com uma programação ampliada e novidades importantes. Entre os destaques está a residência artística “O que é preciso para se fazer uma pérola?”, realizada pela primeira vez no evento. A residência reúne cinco artistas de diferentes linguagens para a criação de uma obra coletiva inédita, que será apresentada na abertura da Mostra.

Ao longo dos três dias, o público poderá acompanhar apresentações de teatro, circo, música, dança, literatura, artes visuais e audiovisual, além de exposições, discotecagem e da obra criada durante a residência artística.

A programação inclui ainda uma feira de expositores, com participação de artistas e produtores da região, oferecendo comida, bebida, artesanato, brechó e tatuagem; e uma ação da Secretaria Municipal de Saúde – através do Grupo de Trabalho em saúde da população trans -, junto ao ImPrep (Fiocruz) e ao Ambulatório Transcender, oferecendo orientação sobre serviços de saúde disponíveis, saúde sexual, funcionamento dos ambulatórios de gênero da região e atualização de cadastros do SUS.

Realizada por artistas e produtoras culturais da região, a Mostra Trans Campinas tem como objetivo promover visibilidade, fortalecer redes de criação e celebrar as expressões estéticas de artistas trans, travestis e não-binários, consolidando-se como um espaço de encontro, troca e fruição cultural.

Eva Maria, uma das diretoras de produção da Mostra Trans, ressalta a qualidade dos artistas que vão apresentar seus trabalhos nesta edição. “Estamos oferecendo, com este evento, a oportunidade de Campinas e região apreciarem uma cultura riquíssima feita por nós artistas trans. Aqui damos palco e voz para que estas pessoas tenham a oportunidade de mostrar suas potências”. Kara Catharina, também diretora de produção da Mostra, destaca os números da edição e afirma que ações como esta fortalecem ainda mais a comunidade. “No período de inscrições, recebemos 57 propostas artísticas e isso mostra o quanto somos grandes e plurais naquilo que fazemos. Agora, damos a oportunidade de toda a região conhecer estes trabalhos que foram selecionados com muito carinho”.

Confira os destaques da programação:

Residência artística

A maior novidade da 2ª edição da Mostra Trans está por conta da criação de uma residência artística que reunirá, entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro, artistas selecionados de diferentes linguagens. O resultado destes encontros poderá ser visto pelo público na abertura da Mostra no dia 6, sexta-feira, com uma apresentação aberta do espetáculo ‘O que é preciso para se fazer uma pérola?’. Entre os artistas participantes estão Tonya Manzamussa (Ballroom, dança); Faffata Gianfratti (teatro); Kaui Mouts (circo); Char Velloso (música) e Gabrielly Fogaça (teatro, dança, ballroom). A direção está por conta de Ph Veríssima, responsável por conduzir, orientar, dirigir e descobrir este processo artístico junto aos selecionados.

Música

Toda a programação da Mostra será acompanhada por música de alta qualidade. Entre os artistas que se apresentam no palco do evento, estão DJ Cris Negrini; DJs Irmã Victória e Kara Catharina; DJ Majestade Babilônia e DJ Akin. Além dos sets preparados cuidadosamente para o evento, a programação também recebe os shows de Deusa Nagô e Gabrelú, que fará o encerramento da edição.

Literatura

Também há espaço para literatura na programação da Mostra Trans, que receberá a participação da escritora zênite serena. Em uma sessão de leitura, ela vai apresentar alguns dos textos que compõem o livro ‘correspondência atrasada’, ainda inédito. “Escrevemos porque queremos falar com quem não está mais aqui. Engana-se quem pensa que, na literatura, a distância seja algo além de inescapável”, relata a autora. Em ‘correspondência atrasada’, zênite serena se dirige à memória espectral que permanece no após. Articulando prosa e poesia, ela explora luto e construção, travessia e transição.

Teatro e circo

Para compor a cena teatral da programação, a Mostra recebe o monólogo ‘De peito nu, recusei-me à loucura’, do Coletivo Drama Cuier. Representado por Vênus Ravi, o espetáculo apresenta um estudo sobre a biografia de João W. Nery, primeiro homem trans no país a realizar a cirurgia de redesignação sexual, psicólogo e ativista pelos direitos LGBTQIAPN+.

Já para representar a arte circense, a artista Vulcânica Pocaropa apresenta o espetáculo ‘Tarântula Transita’: uma fábula sobre sonhos, onde quatro amigas passam por diversas adversidades e conflitos para chegar na tão sonhada ascensão que desejam. Para isso, ela leva ao público uma história contada através da comicidade, bambolê, malabares, mágica e manipulação de bonecos.

Audiovisual

Ao longo do fim de semana de programação, haverá a exibição de três curtas-metragens que versam sobre o universo trans: o primeiro, no sábado, é a videoperformance ‘Protótipo’, com direção de Ronna Freitas de Oliveira e Rafaela Correia, que narra o processo de recriar a si mesma na transição de gênero, de recriar o corpo a partir do próprio corpo, transformando-o em uma obra viva.

No domingo, a programação conta com as exibições de ‘O Dia Encantado dos Erês’ (direção de Coraci Ruiz e Julio Matos – Laboratório Cisco); e ‘Kabuki’ (direção de Tiago Minamisawa). O primeiro coloca como protagonista Suzy, mãe de santo e mulher trans que luta pelo acolhimento de pessoas LGBTQIAPN+ no Candomblé.

Já o segundo acompanha a busca de Kabuki por auto aceitação em um mundo violento. Inspirado em muitas histórias reais de genocídio das pessoas transgênero, o filme é uma animação que tem conquistado espaço e destaque em diversos festivais, como a última edição da Mostra Curta de Campinas.

Artes visuais

Para compor o cenário das artes visuais da 2ª Mostra Trans, a programação recebe duas obras inéditas: a primeira, intitulada ‘NTE Transnógrafica’, é uma instalação feita a partir de obras do artista Nicolau Andreass. “Um culto ao ser que parece ter acabado de nascer e, ao mesmo tempo, sempre ter existido”, relata o artista.

A segunda obra, ‘devir-pintura’, é uma performance em pintura de longa duração realizada por Vila do Valle Canova. O processo de execução será iniciado no sábado de programação, e deve durar até o fim da Mostra no dia seguinte.

Dança

No território da dança, a Mostra abre espaço para a apresentação de ‘Danças para navegar nos sonhos’, interpretada por Cova França e com trilha sonora ao vivo da Iara Harumi. Nesta performance de improvisação em dança, o público entrega cartas sonhadoras à bordo de um barco que navegará pelas ondas de cada sonho através da dança – um convite para suspender o tempo e encontrar com a potência de vida que movimenta o sonhar.

A 2ª Mostra Trans Campinas é um projeto contemplado pelo Edital nº 10/2024 – Edital de Seleção para Financiamento de Projetos Culturais, do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC 2024), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas.

Tags: ArteCampinasculturadiversidadeHora CampinasinclusãoLazermostra trans
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Fevereiro no MIS Campinas tem cinema de resistência, memória e grandes clássicos
Arte e Lazer

Fevereiro no MIS Campinas tem cinema de resistência, memória e grandes clássicos

Por Redação
3 de fevereiro de 2026

...

Caetano e Bethânia levam o Grammy de Melhor Álbum de Música Global
Arte e Lazer

Caetano e Bethânia levam o Grammy de Melhor Álbum de Música Global

Por Redação
2 de fevereiro de 2026

...

Feijoada do Panda é confirmada em Campinas na Fazenda Santa Margarida

Feijoada do Panda é confirmada em Campinas na Fazenda Santa Margarida

1 de fevereiro de 2026
Espaço Cultural Estúdio Cênico apresenta nova montagem de ‘Auto da Compadecida’

Espaço Cultural Estúdio Cênico apresenta nova montagem de ‘Auto da Compadecida’

31 de janeiro de 2026
Obeijú: Feijoada no ponto certo para um sábado sem pressa

Obeijú: Feijoada no ponto certo para um sábado sem pressa

30 de janeiro de 2026
Curta-metragem musical ‘Não Me Olha’ estreia no MIS Campinas com entrada gratuita

Curta-metragem musical ‘Não Me Olha’ estreia no MIS Campinas com entrada gratuita

30 de janeiro de 2026
Carregar Mais
















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • À beira do rebaixamento, Marcelo Fernandes diz que Ponte vai lutar até a última rodada

    À beira do rebaixamento, Marcelo Fernandes diz que Ponte vai lutar até a última rodada

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Amparo: Prefeitura divulga programação do Carnaval de 2026; confira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Espaço Cultural Estúdio Cênico apresenta nova montagem de ‘Auto da Compadecida’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Corregedoria pede suspensão de vereador Otto Alejandro por 45 dias na Câmara de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.