O Instituto Anelo, associação sem fins lucrativos que há mais de 25 anos oferece aulas gratuitas de música no Distrito do Campo Grande, em Campinas (SP), abre inscrições para interessados em participar da seleção para estudar na instituição no primeiro semestre de 2026. Ao todo são 160 novas vagas.
As inscrições serão on-line entre os dias 05 e 07 de fevereiro de 2026 (quinta a sábado). As vagas contemplam cursos em aulas presenciais de acordeon, bateria, canto, cavaquinho, contrabaixo, coro adulto, coro infantil, escaleta, flauta doce, flauta transversal, musicalização, saxofone, teclado, trompete, violoncelo, violão e violino.
O link do formulário para inscrição estará disponível no site do Instituto Anelo (anelo.org.br/vagas2026) entre as 8h do dia 05 de fevereiro (quinta-feira) e as 23h59 do dia 07 de janeiro (sábado).
Interessados sem acesso à internet poderão preencher o formulário na sede do Anelo, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, das 9h30 às 12h.
A lista de selecionados será divulgada no dia 13 de fevereiro (sexta-feira), no site do Anelo. Os indicados na lista devem se atentar às recomendações de realização de matrícula, como prazos e documentos necessários. Na entidade, as aulas começam na semana do dia 02 de março de 2026.
Entre os inscritos, terão preferência no preenchimento das vagas os grupos socialmente minorizados, pessoas em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, dentre outras, assim como os moradores do distrito do Campo Grande.
Vale ressaltar que o Instituto Anelo é um projeto intergeracional. A idade mínima para participar dos cursos é de 5 anos, mas não há limite máximo para o aprendizado. No formulário de inscrição serão informados os dias da semana e horários das turmas com vagas disponíveis, bem como as idades às quais se destinam.
Uniforme
Embora as aulas oferecidas pelo Anelo sejam gratuitas, no ato da matrícula o aluno deverá adquirir uma camiseta, no valor de R$50,00, para ser usada como uniforme, sempre que o aluno estiver em atividade na entidade (aulas e apresentações).
De acordo com a coordenação, as aulas são gratuitas, mas cada aluno fica à vontade para contribuir de acordo com suas possibilidades, inclusive no ato da matrícula. As doações podem ser feitas em dinheiro ou via pix. Os valores arrecadados são utilizados na manutenção da sede do Anelo.











