Por Caio Amaral e Silvio Begatti
Um novo capítulo da história dos dérbis será escrito neste sábado (31), a partir das 16h, no Brinco de Ouro. O jogo marca a edição 213 do clássico campineiro que, desta vez, coloca frente a frente os rivais em situações opostas neste início da temporada de 2026. No confronto válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista, o Guarani busca confirmar sua boa fase, enquanto a Ponte Preta tenta superar uma forte crise.
Já no retrospecto recente dos dérbis, o contexto é diferente. Tanto que a Macaca joga para manter o domínio sobre o rival, que lamentou resultados negativos na série de duelos disputados em 2025. Com arbitragem de Flávio Rodrigues de Souza, o Dérbi 213 terá transmissão dos canais TNT e HBO Max.
Os dois treinadores também chegam no clássico em situações inversas.
Matheus Costa, do Guarani, tenta a primeira vitória. No ano passado, o treinador comandou a equipe em três dérbis, com retrospecto de um empate e duas derrotas. Na Ponte Preta, Marcelo Fernandes quer manter a invencibilidade, pois ganhou os dois duelos que disputou em 2025, sendo que o último deles determinou a perda do acesso do Bugre na Série C.
No Brinco, a ordem é virar a página da última temporada. O alto investimento para 2026, enfim, parece que começa a dar resultados. Depois de um início de Paulistão que deixou a torcida preocupada e gerou um princípio de crise no clube, a equipe conseguiu se recuperar e na última rodada entrou no G8, a zona de classificação ao mata-mata do Paulistão. Invicto há três jogos, a equipe almeja neste sábado chegar à terceira vitória seguida para consolidar sua posição na parte de cima da tabela. Com 8 pontos, está na quinta colocação.
Um reforço de peso para o Guarani estará nas arquibancadas. A expectativa é de que um público superior a 15 mil pessoas compareça ao Brinco no duelo de torcida única.
Matheus terá a chance de repetir a escalação pelo quarto jogo seguido. No entanto, não está descartada uma mudança na lateral direita. Improvisado no setor, o zagueiro Raphael Rodrigues pode ser substituído por Cicinho, especialista na posição. O jogador entrou no segundo tempo do jogo contra a Portuguesa, no Canindé, na última rodada, e teve participação no lance de escanteio que gerou o gol da vitória bugrina por 1 a 0.

Fora do time desde a terceira rodada em razão de uma lesão muscular, o zagueiro Rafael Donato, um dos expoentes na lista de reforços contratados para 2026, pode voltar a ser relacionado. Nas últimas partidas, Maurício Antônio fez dupla de zaga ao lado de Jonathan Costa e a tendência é de que a formação seja mantida, com a possibilidade de Rafael ficar como opção no banco de reservas.
Ponte Preta
Encurralada pelos resultados ruins e diante da pressão natural de um Dérbi, a Ponte Preta encara o clássico deste sábado como um jogo-chave para iniciar uma reação na reta final do Paulistão e manter vivas as chances de permanência na elite estadual.
Com um início de temporada marcado por forte crise financeira, dentro de campo a equipe acumulou quatro derrotas em cinco jogos, e o primeiro ponto só veio na última rodada, no empate por 2 a 2 com o Capivariano – o primeiro duelo em que a Macaca pôde contar com novos jogadores após o fim do transfer ban.
Para o Dérbi, o técnico Marcelo Fernandes ganhou reforços importantes.
O capitão Elvis, que havia protocolado ação judicial para rescindir o contrato, chegou a um acordo com a diretoria e será reintegrado ao elenco. Situação semelhante envolve o lateral Bryan Borges, que havia deixado o clube antes mesmo de estrear. Regularizado no BID, ele retorna e pode fazer seu primeiro jogo pela Ponte Preta justamente no clássico.

Entre as outras novidades, também estão o lateral-esquerdo Kevyson, ex-Santos, e o atacante Luis Phelipe, contratado após passagem pelo Sheriff, da Moldávia. Jonathan Cafú, velho conhecido da torcida alvinegra, foi registrado, mas se machucou no primeiro treino e deve desfalcar a equipe, abrindo espaço para a estreia de Luis Phelipe.
No departamento médico permanecem, até o momento, os zagueiros Saimon e o jovem Diego Leão. Assim, os recém-chegados David Braz e Lucas Cunha devem formar novamente a dupla titular. Na lateral esquerda, Kevyson pode ter sua primeira oportunidade. No meio-campo, Rodrigo Souza e Tarik devem compor a dupla de volantes, enquanto Elvis deve reassumir a função de articulador, ao lado de Cristiano.
Apesar do momento ruim, a Ponte Preta chega ao clássico sustentada por retrospecto recente favorável: são três vitórias e um empate diante do rival ao longo de 2025. Com apenas três partidas restantes, a Macaca precisa vencer para seguir lutando contra o rebaixamento. São nove pontos em disputa, e a equipe está a três dos primeiros times fora da zona de queda, cenário que torna o Dérbi crucial para o futuro alvinegro no Paulistão.
FICHA TÉCNICA

GUARANI
Caíque França; Raphael Rodrigues (Cicinho), Maurício Antônio, Jonathan Costa e Emerson Barbosa; Willian Farias, Nathan Melo e Isaque; Mirandinha, Maranhão e Guilherme Parede. Técnico: Matheus Costa.

PONTE PRETA
Diogo Silva; Pacheco, David Braz, Lucas Cunha e Kevyson (Bryan Borges); Rodrigo Souza, Tarik, Cristiano e Elvis (Lukinha). Diego Tavares e Luis Phelipe. Técnico: Marcelo Fernandes.
Local: Brinco de Ouro.
Horário: 16h.
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza.









