Subiu de sete para nove o número de pacientes internados na UTI adulto do Hospital Dr. Mário Gatti, em Campinas, com confirmação para a superbactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase). A rede informou que os dois novos casos são de pacientes que estavam internados há mais de uma semana, portanto, antes do bloqueio da unidade para novas internações.
A UTI adulto do hospital Mário Gatti, em Campinas, será fechada a partir desta terça-feira (10). A Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) é uma infecção hospitalar que acomete, principalmente, pacientes muito debilitados, imunodeprimidos e que passam muito tempo internados em leitos de UTI e com uso prolongado de antibióticos de amplo espectro.
A KPC é resistente a boa parte dos antibióticos. Uma vez que esteja presente no organismo de pacientes, a KPC pode desencadear casos graves infecções, como a meningite e a pneumonia.
“Os resultados dos exames que confirmaram as novas infecções saíram antes que eles fossem transferidos para uma ala de UTI contingencial apenas para pacientes sem a bactéria que foi criada dentro do hospital”, informou em nota a Rede Mário Gatti. Nesta segunda-feira (16).
Os pacientes com a bactéria são mantidos isolados em um salão da UTI do hospital, com equipe exclusiva para eles.












