Nesta terça-feira, 31 de março, data que marca o golpe militar de 1964 no Brasil, a produtora campineira NuOlhar lança o podcast documental As Vozes da Resistência. O projeto chega ao público no encerramento do mês de março, tradicionalmente dedicado à luta das mulheres, propondo uma escuta atenta a histórias que nem sempre ganharam espaço na narrativa oficial sobre o país.
Com cinco episódios, o podcast apresenta a trajetória de cinco mulheres. Robêni Baptista da Costa, Ana Maria Ramos Estevão, Tânia Mendes, Regina Elza Solitrenick e Criméia Almeida viveram a repressão e participaram, de diferentes maneiras, da resistência à ditadura. Cada episódio é conduzido a partir do relato dessas mulheres, trazendo experiências que atravessam prisão, clandestinidade, militância política e também formas menos visíveis de enfrentamento.
Ao reunir essas histórias, o podcast amplia a compreensão sobre o que foi resistir naquele período. A luta pela democracia não se deu apenas na linha de frente armada, mas também em redes de apoio, articulação, informação e cuidado, espaços onde muitas mulheres atuaram de forma decisiva.
O primeiro episódio está diretamente conectado à Campinas. Robêni Baptista da Costa, hoje aos 80 anos, vive na cidade e reconta momentos centrais da ditadura, como o congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Ibiúna, e expõe a escalada da repressão, com prisões e diferentes formas de tortura.

As Vozes da Resistência parte da constatação, depois de uma extensa pesquisa, de que a história da ditadura brasileira foi, em grande medida, narrada a partir de protagonistas masculinos. Ao colocar essas mulheres no centro, o projeto busca dar visibilidade a trajetórias que foram pouco registradas ou ficaram em segundo plano.
O podcast integra um projeto multiplataforma que inclui ainda um portal com material de pesquisa, entrevistas e arquivos. A iniciativa também está presente no Instagram (@asvozesdaresistencia), onde são compartilhados trechos das entrevistas e do podcast, frases marcantes e conteúdos editoriais que dialogam com o projeto.
As Vozes da Resistência foi idealizado e realizado por uma equipe majoritariamente feminina e pretende conectar passado e presente, colocando em evidência vozes que ajudam a compreender não só o que foi aquele período, mas também o que ainda reverbera hoje. O podcast estará disponível nas principais plataformas de áudio.











