A Prefeitura de Campinas vai utilizar um ônibus para ampliar o acolhimento de moradores em situação de rua no município. A operação começa nesta quinta-feira (29) partir das 20h e irá até a 1h. A ação vai reforçar o serviço do SOS Rua. É o “ônibus da solidariedade”. O veículo, com capacidade para 36 pessoas, foi emprestado por uma empresa de ônibus de Campinas. O serviço durará até a normalização das condições climáticas.

Na última terça-feira (27), a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas iniciou uma série de ações para acolher moradores em situação de rua. A medida é motivada pela chegada de uma frente fria intensa no município. As iniciativas durarão até a normalização das condições climáticas, informa a Prefeitura.
Entre as medidas definidas está a ampliação da abordagem de rua (Operação Inverno), com equipe volante extra em parceria com a Defesa Civil. Segundo a administração municipal, são dois veículos e haverá um a mais da Defesa Civil. Foi também adotado o aumento do atendimento telefônico do SOS Rua (19 99984-6496) das 18h à meia-noite (antes era das 18h às 21h); o abrigamento emergencial na Casa da Cidadania, com 100 novas extras, com oferta de café da manhã; e a entrega de cobertores na Casa da Cidadania e no Refeitório da Cidadania.
Ficou ainda decidida a ampliação do atendimento do bagageiro das 8h às 19h (o horário anterior era das 8h às 17h). O bagageiro poderá funcionar inclusive no final de semana. A Campanha do Agasalho será prorrogada até 15 de agosto e o horário do acolhimento espontâneo no albergue municipal será ampliado até meia-noite (antes era até 20h). Segundo Wandercleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, são “ações necessárias para enfrentar esse momento de intensificação do frio”.
Operação Inverno
A Prefeitura iniciou a Operação Inverno no dia 1º de maio. A ação, por meio das equipes do SOS Rua, segue até o fim de setembro. Neste período de frio, o horário noturno de abordagem das pessoas em situação de rua foi ampliado em duas horas, passou a ser das 18h à meia-noite.
O objetivo é acolher essas pessoas, se elas aceitarem, e encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social (albergue) e de saúde do município. As equipes entregam cobertores aos que recusam acolhimento no albergue. Desde o início da Operação Inverno até o momento foram distribuídos 7.045 cobertores.
O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas. Os atendimentos mensais das equipes do SOS Rua aumentaram em 50%, de 600 para 900, desde o início da Operação Inverno. A ação segue até o fim de setembro.