Pelo segundo dia consecutivo, Campinas superou o recorde de calor no ano. De acordo com o Cepagri da Unicamp, às 12h20 desta terça-feira (21), último dia do Inverno, a temperatura máxima chegou a 37,9°C, acima dos 37,6° de segunda-feira (20). O calorão veio ainda acompanhado de baixa umidade. A Defesa Civil emitiu alerta, às 13h40, de que a taxa alcançou 11,8%, o que deixou o município em estado de emergência – quando a URA fica abaixo de 12%.
A previsão para esta terça-feira, de acordo com o Cepagri, já era de máximas na casa dos 37°. A temperatura só não ficou acima dos 37,9°, explicou o Cepagri, porque a partir no início da tarde houve aumento de nebulosidade, o que barrou a elevação.
A baixa umidade do ar também não colaborou com o campineiro nesta terça-feira. O estado de emergência é a condição mais severa de tempo de seco, em que se aconselha a suspensão de todas as atividades ao ar livre entre 10h e 16h.
A expectativa fica agora por conta da chegada de uma frente fria, que pode trazer chuva em pequenos volumes e em pontos isolados e também amenizar o calor. O Cepagri prevê para esta quarta-feira (22), primeiro dia da Primavera, máxima de 24° e mínima de 15°.







