A Rodovia Miguel Melhado Campos, a SP-324, segue como uma estrada periogosa, que coleciona mortes, feridos e infrações de trânsito. Já são cinco óbitos desde janeiro deste ano até agora, superando as três vítimas fatais de todo o ano passado. A última vítima de 2021 morreu no domingo (26), quando um condutor tentou uma ultrapassagem proibida e bateu de frente com outro veículo. Todas as vítimas (mais três feridos) estavam no carro atingido. O motorista que tentou fazer a manobra não se feriu.
Números da Polícia Militar Rodoviária indicam um aumento expressivo de multas na Miguel Melhado de janeiro até agora. No total, foram 7.380 autuações este ano, contra 4.271 em todo 2020. As autoridades atribuem essa alta à fiscalização mais rigorosa. Conversões proibidas e ultrapassagens irregulares estão entre as infrações mais comuns.
Por ser um trecho urbanizado, que corta o populoso bairro do Campo Belo, uma antiga ocupação que cresceu às margens da rodovia, o trânsito é caótico.
É comum moradores atravassarem a pista de forma perigosa. Não há passarela. Ônibus, caminhões, veículos de passeio, motos, bicicletas e até carriolas disputam espaço freneticamente.
Outro caso dramático
Uma mulher de 32 anos também morreu no início este mês na Miguel Melhado. Ela ia para o trabalho, em Viracopos. O carro dela, um Honda Civic, colidiu de frente com um ônibus do transporte coletivo, que faz a linha 1.97. O veículo ficou embaixo do coletivo e Grayce Kelly Costa acabou presa às ferragens. Equipes de resgate foram acionadas, mas ela morreu no local.
Ela deixou dois filhos, de 5 e 12 anos. Cerca de um ano atrás, o marido dela morreu em um acidente de trânsito no mesmo trecho.
Duplicação agendada
A modernização e duplicação da Rodovia Miguel Melhado Campos, a SP-324, estão previstas em edital lançado pelo governo paulista no mês de agosto passado. Em edição extra do Diário Oficial do Estado, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) confirmou investimento estimado de R$ 135 milhões, o maior da atual gestão para obras viárias na RMC.
Os serviços incluem a implantação de viadutos e acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, já que a rota é muito utilizada para se chegar ao terminal aéreo. É também uma via que demanda problemas históricos, como insegurança na travessia de pedestres, por conta dos bairros e ocupações que se aglomeraram em seu curso. Um dos núcleos mais populosos é o Jardim Campo Belo, trecho com acidentes, atropelamentos e conversões perigosas.
O pacote de obras inclui duplicação e alteamento da pista e implantação de viadutos e passagens de pedestres ao longo de três quilômetros SP-324 (do km 87,4 ao km 90,6), além de trecho de intersecção da Rodovia José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083), Anel Viário Campinas, até a Rodovia Santos Dumont (SP-075) e acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos.
Processo licitatório
Desde junho passado, a equipe técnica do DER trabalha no projeto de duplicação da SP-324. Os trâmites internos estabelecem execução de estudos de engenharia e medidas da via, além de análise jurídica para o início do processo licitatório. A ordem de serviço das obras deve ser assinada em prazo de 90 a 120 dias após a publicação do edital.
A previsão é que as obras comecem até o próximo mês de dezembro.
O prazo para conclusão é de 24 meses a partir da assinatura da ordem de serviço. A entrega das propostas está agendada para esta quarta-feira (8) na sede do DER, na Capital.
(Com informações do governo de São Paulo)