Depois de vídeos no YouTube e gravações de podcasts, o grupo que resgatou as histórias de assombrações em Campinas inaugura neste sábado (23) uma nova fase do projeto “O que te assombra”.
Os contadores de histórias vão promover visitas guiadas aos locais onde, se diz, ocorreram aparições de vultos de outro mundo; avistamentos de almas penadas, vestígios de assombrações, heranças de maldições.
Chamado de “Tour Assombrado”, o “passeio” começa pelo Largo Santa Cruz, onde aconteceu a história do homem negro, escravizado, chamado de Elesbão – morto por enforcamento e em seguida decapitado, acusado da morte de um capitão, num crime que ele jurou jamais ter cometido. Dizem que até hoje, vez ou outra, o espírito de Elesbão é visto por almas mais sensíveis perambulando pelo Largo Santa Cruz, jurando ser inocente.
O “Tour Assombrado” vai passar ainda pelo Túnel da Vila Industrial – onde muita gente garante que um vulto de grande luminosidade ainda hoje assusta quem pretende atravessar as arcadas do túnel de 160 metros construído em 1918.
Vai passar também peloCcemitério da Saudade e conhecer um pouco mais histórias como a da jovem Maria Jandira, que se suicidou vestida de noiva depois de atear fogo às vestes; ou do Bonde da Morte – quando mortorneiros se recusavam a levar o bonde até o ponto final, no cemitério. (Veja roteiro completo abaixo)
O projeto
Inspirado na obra “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre, um grupo de contadores de histórias recuperou casos sobrenaturais do período escravagista até a primeira metade do século passado. Ao todo são oito histórias. O projeto foi tema de reportagem do Hora Campinas no último sábado.
Depois, transformaram todo esse material em podcasts e vídeos ilustrados com desenhos feitos à mão, que já estão nos principais agregadores e no YouTube.
O grupo é formado por Thiago de Souza e Silo Sotial (músico e roteirista), Julia Zampieri (jornalista e editora) e Matheus Hass (artista plástico).
A visita guiada deste sábado, terão a participação do “Campinas Secreta” – um grupo de fotógrafos, que vai registrar os passos da visita.
Thiago de Souza diz que a ideia original era colocar todos os interessados numa van e fazer o passeio junto, mas por conta da pandemia, decidiu que haverá um comboio. O passeio é gratuito. Não haverá cobrança de ingressos.
“Tour Assombrado”
8:45 – concentração no largo Santa Cruz – Elesbão e o lago da Forca
09:00 – Saída
09:10 – Chegada no monumento túmulo do maestro Carlos Gomes
Assombração do Carlos Gomes
09:45 – Saída para o Túnel da vila Industrial
09:50 – Chegada no túnel
Relato sobre o Fantasma do Túnel
10:30 – Saída para o cemitério da saudade
10:35 – Chegada ao cemitério
Relato sobre o Bonde da Morte
Assombrações:
Mulher apressada
Fantasma do agasalho
Soldado da Revolução
Maria Jandira
Toninho
12:00 – Retorno ao Largo Santa Cruz – Relato sobre o Fantasma do Elesbão
12:10 – Chegada no Largo Santa Cruz e papo sobre o Elesbão
12:30- Fim

Veja os episódios do projeto “O que te assombra” – Campinas – disponíveis em podcasts e no You Tube
1º Episódio – No primeiro episódio o grupo traz alguns relatos e hipóteses sobre o Fantasma do Túnel da Vila Industrial, uma ou algumas assombrações relatadas em vários períodos históricos.
2º Episódio – Mostra a história da aparição do espírito de Maria Jandira dos Santos para um funcionário do Cemitério da Saudade. O caso é apenas uma das nuances da história da morte, vida e encantamento dessa entidade milagreira da cidade de Campinas.
3º Episódio – Trata das aparições do espírito de Elesbão. Homem negro escravizado que foi enforcado no local onde se encontra o Largo Santa Cruz, no bairro Cambuí. A alma do homem que nunca assumiu a culpa de suas acusações, continua no mesmo lugar onde houve seu desencarne.
4º Episódio – Apresenta o relato das aparições da menina fantasma, da linha 253, com ponto final no Parque Via Norte. O ponto final do ônibus também é o playground de uma criança de outro mundo.
5º Episódio – Traz a controversa estória de Um Boi incorporado, que dá um recado a um homem escravizado, virando culto, festa e muita polêmica.
6º Episódio – Revive o conto do bonde da Morte. O grupo viaja no bonde que trilhou polêmicas nos anos 30 e que teve como passageiros mistérios e muitas assombrações.
7º Episódio – Apresenta uma testemunha ocular, que narra todas as assombrações e maldições de um dos locais onde ocorrem os maiores números de avistamentos de assombrações em Campinas: a Fazenda Baronesa.
8º Episódio – Traz um dos relatos das aparições do fantasma do maestro Antônio Carlos Gomes. Sim, do autor de Guarani e outras importantes sinfonias, vez ou outra aparece nas imediações de seu monumento-túmulo, na Praça Bento Quirino, perto da Igreja do Carmo









