O Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), de Campinas, completa no próximo dia 31 de outubro 120 anos de existência e as comemorações têm início nesta quinta-feira (28).
O engenheiro Marino Ziggiatti, ex-presidente do CCLA e decano membro do Conselho Deliberativo será homenageado hoje com a inauguração de seu retrato na galeria dos Presidentes, obra do pintor e artista plástico, Arthur Blade. Na mesma solenidade, a artista Fúlvia Gonçalves terá o vernissage de quadros, que criou inspirada em textos do poeta Stéphane Mallarmé (na tradução de Joaquim Brasil Fontes).
Fúlvia Gonçalves é pintora, desenhista, gravadora e professora. Fez comunicação visual na Escola de Artes Plásticas, em Ribeirão Preto, entre 1960 e 1968; frequentou o ateliê de Leonello Berti, Bassano Vacarini e Francisco Amendola. Atuou como professora da Universidade de Ribeirão Preto e trabalhou com cinema de animação, participando do Festival Cinema de Animação, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM/SP, em 1962. Em 1966, teve aulas de ateliê em comunicação visual com Wesley Duke Lee.
A artista durante dezesseis anos, de 1976 a 1992, participou da criação e implantação dos cursos de graduação e pós-graduação em artes plásticas da Universidade de Campinas, Unicamp, onde ocupou o cargo de chefe do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes, nas áreas de Comunicação Visual e Artes Gráficas. Nessa mesma universidade, defendeu tese de doutorado em artes em 1988.
Na sexta-feira (29), no plenário da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Luis Rossini, a diretoria do CCLA receberá o Diploma de Honra ao Mérito, pelos 120 anos de contribuição cultural a Campinas. A vice-presidente, médica Clarissa W. Mendes Nogueira será a oradora na solenidade. Por fim, o tenor César Camargo, que acaba de ser premiado como A Melhor Voz Masculina no XIV Concurso Estímulo para Cantores Líricos, da Secretaria de Cultura de Campinas e CCLA, apresentará um recital de canções internacionais.
A diretoria atual do CCLA, com mandato até 2022, é presidida pelo jornalista, professor e bacharel em Direito e Relações Públicas, Alcides Ladislau Acosta e é integrada pela médica Clarissa W. Mendes Nogueira (vice-presidente); Luiz Carlos Ribeiro Borges (secretário geral); Genaro Campoy Scriptore (1º. Tesoureiro) Eng⁰. Fernando Pina de Figueiredo (2º. Tesoureiro); João Luiz P. G. Minnicelli (1º. Secretário); Profa. Marli Aparecida Marcondes (2º. Secretário); Prof. Duilio Battistoni Filho, (Dir. Social e Biblioteca) e Eng⁰. Antônio Pedroso de Carvalho Neto, (Diretor de Sede). Integram o Conselho Deliberativo o dr. Agostinho Toffoli Tavolaro, dr. Jorge Alves de Lima, Dayz Peixoto da Fonseca, Lenita W. Mendes Nogueira e o eng° Marino Ziggiatti; e o Conselho Fiscal, Augusto Scorza, José Homero Adabo, Luiz Carlos de Carvalho e Orlando Rodrigues Ferreira.











