A cantora, compositora e percussionista carioca Leci Brandão se apresenta em Hortolândia nesta sexta-feira (19), às 21h30, na Unidade Cultural “Arlindo Zadi”, no Jardim Amanda. O artista Jura do Pote, baiano radicado em Hortolândia, abre a apresentação, às 21h, com o espetáculo “As raízes que nos sustentam a trouxa na cabeça”. A entrada é gratuita.
As atrações integram a programação oficial da Prefeitura para a Semana da Consciência Negra, que se estende até terça-feira (23/11), com atividades presenciais e pela internet.
Com o tema “Manifestações Afros, Lutas e ‘Re-Existência’”, a Semana terá, ainda nesta sexta-feira, feira de afroempreendedorismo, às 18h; mesa de debate, às 19h; e batalha de rima, às 22h30.
No sábado, Dia da Consciência Negra (20), na Unidade Cultural, haverá feira de afroempreendedorismo, oficina de grafite, mesas de debate, batalha de break, oficina percussiva “Cortejo das Águas”, palestra e show com Ilcéi Mírian. Na segunda (22/11), será o lançamento do Instituto Mãe Eleonora Alves e, na terça (23/11), roda de conversa e o encerramento da exposição “Representatividade afro nas artes visuais”.
Além disso, famílias atendidas nos serviços de assistência terão programação sobre o tema. A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social promove mais dois eventos alusivos ao Mês da Consciência Negra, todos com o mesmo objetivo: combater o preconceito e a discriminação, promovendo o debate em torno do respeito à diversidade, valorizando a cultura afro-brasileira e a memória cultural brasileira.
As ações são voltadas a famílias atendidas nestes serviços. Para participar, não é preciso se inscrever. Na terça-feira (23/11), das 9h às 11h, no CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Rosolém, terá uma oficina do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), que mescla roda de conversa com oficina de confecção de bonecas. Já no dia 25, haverá outra Oficina Paif, com roda de conversa e oficina sobre “A Influência da Cultura Africana na nossa alimentação”, com a chefe Aline Guedes, professora de Gastronomia em cursos superiores e pesquisadora da alimentação e comensalidade de quilombos remanescentes do Estado de São Paulo, com publicações no Brasil, Portugal, Espanha e Argentina.











