13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Esportes

Com raízes no futebol campineiro, dupla de treinadores do interior busca consagração

Maurício Barbieri disputa título da Sul-Americana; Mazola Jr. busca bicampeonato da Série C

Gustavo Magnusson Por Gustavo Magnusson
20 de novembro de 2021
em Esportes
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Com raízes no futebol campineiro, dupla de treinadores do interior busca consagração

Mazola Junior (esq.) e Maurício Barbieri: em busca da consagração. Fotos: Divulgação

Com bastante história e tradição no cenário nacional, o futebol do interior paulista pode aumentar a sua galeria de troféus com duas conquistas importantes neste sábado (20), sendo uma delas inédita a nível continental.

Campeão paulista de 1990 e vice-campeão brasileiro em 1991, o Bragantino pode conquistar o maior título de sua história quase centenária, se derrotar o Athletico-PR na tarde deste sábado (20), às 17h, em jogo único no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, pela grande final da Copa Sul-Americana.

Até hoje, nenhum clube de futebol do interior de São Paulo conseguiu conquistar um troféu de expressão internacional. A campanha de maior destaque pertence à Ponte Preta, que chegou à decisão da Copa Sul-Americana em 2013, mas perdeu para o Lanús, da Argentina.

Em jogo simultâneo à decisão brasileira da Sul-Americana, o único time do interior bicampeão paulista, com títulos conquistados em 2002 e 2014, o Ituano agora também pode se tornar bicampeão brasileiro da Série C, em caso de vitória sobre o Tombense (MG), no estádio Novelli Júnior, em Itu.

Após empate por 1 a 1 no jogo de ida, disputado na semana passada, em Tombos, no interior de Minas Gerais, o Galo de Itu precisa de uma simples vitória dentro de casa sobre a equipe mineira para repetir o feito de 2003. Em caso de qualquer igualdade no placar, o troféu será decidido nos pênaltis.

Treinadores com passado campineiro

Técnico mais longevo da elite do futebol brasileiro na atualidade, o jovem Maurício Barbieri, de 40 anos, precisou de pouco mais de um ano no cargo para tirar o Red Bull Bragantino da luta contra o rebaixamento no último Campeonato Brasileiro e levá-lo à decisão da Copa Sul-Americana nesta temporada. A equipe de Bragança Paulista também está no G4 do Brasileirão e deve jogar a próxima Copa Libertadores da América.

Um dos principais expoentes da nova geração de técnicos brasileiros, Maurício Barbieri começou a carreira de treinador no futebol de Campinas, após se destacar como gerente do Audax Rio. Entre 2013 e 2016, ele dirigiu o Red Bull Brasil e levou a equipe da Série A-2 ao mata-mata do Campeonato Paulista, logo em sua estreia na competição em 2015, o que rendeu vagas na Copa do Brasil e na Série D.

Em 2017, Barbieri foi contratado pelo Guarani, mas teve passagem curta pelo Brinco de Ouro, com duração de apenas seis jogos. Depois disso, ele treinou Flamengo, Goiás, América-MG e CSA, antes de ser contratado pelo Red Bull Bragantino, em setembro do ano passado.

Maurício Barbieri mira título continental. Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Ao mesmo tempo em que Maurício Barbieri tenta consagração internacional com o Bragantino, naquele que pode ser o primeiro troféu de sua curta e promissora carreira, o técnico campineiro Mazola Júnior, de 56 anos, busca coroar o trabalho à frente do Ituano com o título da Série C.

 Sob o comando de Mazola Júnior, que chegou em junho deste ano, o Ituano conquistou o acesso à Série B com quatro vitórias, um empate e uma derrota no quadrangular final da Série C, em uma chave que tinha o Criciúma, que também subiu, além de Botafogo-PB e Paysandu. No outro grupo, as duas vagas ficaram com Tombense e Novorizontino, que ascenderam desbancando Manaus e Ypiranga.

Adversário na grande decisão da Série C, o Tombense foi o único time a vencer as três partidas como visitante no quadrangular final do campeonato, mas o Ituano conta com o apoio do torcedor para fazer valer o mando de campo e assim conquistar a vitória necessária para faturar o caneco.

“A presença do torcedor sempre é fundamental e muito importante nesses jogos decisivos, aliás em qualquer jogo. Eu penso que o futebol é feito pelo torcedor, principalmente dentro do estádio. Nós sofremos muito com a pandemia, praticamente dois anos sem torcida no estádio. Que a presença do torcedor seja maciça e realmente possa ser o nosso 12º jogador para fazer a diferença nesse jogo que promete ser muito equilibrado”, convocou Mazola Júnior, em contato com a reportagem do Hora Campinas.

Trajetória de Mazola

Mazola Jr., técnico do Ituano e ex-atleta formado na equipe juvenil da Ponte Preta. Foto: Flávio Torres/Ituano FC

Atleta formado na equipe juvenil da Ponte Preta, com sequência nas categorias de base do São Paulo, entre os anos 70 e 80, Mazola Júnior atuou por poucos e modestos clubes profissionais no Brasil, antes de construir carreira no futebol português, onde pendurou as chuteiras nos anos 90 e iniciou a transição para treinador no início dos anos 2000, após período como auxiliar técnico de Marco Aurélio na Macaca, em 1996, entre outras equipes que o ídolo alvinegro dirigiu na época.

Com passagem relâmpago recente pela Ponte Preta, em 2019, Mazola Júnior busca o primeiro título nacional de sua carreira. Por mais que tenha conquistado acessos com Sport, Paysandu e agora Ituano, o único troféu que Mazola possui é o do Campeonato Alagoano, quando comandava o CRB, em 2016.

No futebol brasileiro, o primeiro trabalho de Mazola Júnior como treinador foi justamente no Ituano, comandando a equipe entre 2009 e 2010, período que coincidiu com o começo da transformação do clube sob a gestão de Juninho Paulista.

“O Ituano tem feito um grande trabalho nas categorias de base, com um investimento muito bom, além de melhorar bastante as condições de trabalho em relação à minha primeira passagem”, destacou Mazola Júnior.

“Muito tempo se passou e as coisas mudaram bastante no Ituano, mas ainda bem que foram para melhor. A reforma do Novelli para a Copa do Mundo e a conquista do título paulista, em 2014, realmente alavancaram o clube, e consequentemente a sua gestão, para outro patamar. Depois disso, o Ituano ainda foi campeão do interior”, aponta Mazola Júnior.

“Eu já trabalhei em grande clubes com modelos de gestão associativa e dirigentes estatutários, como é a grande maioria dos clubes brasileiros, que envolvem poderes políticos, grande movimento de torcedores e paixão muito exacerbada, então são duas situações bem diversas e antagônicas em relação à gestão de um clube de futebol. O Ituano é um clube extremamente organizado no aspecto administrativo, financeiro e profissional”, frisa Mazola Júnior.

Com a saída de Juninho Paulista para a CBF, convidado para ser coordenador da Seleção Brasileira, em 2019, o Ituano passou a ser administrado pelo gestor Paulo Silvestri, que deu continuidade ao processo de desenvolvimento do clube.

“O Paulo foi presidente da Mercedes e da Chrysler. É um executivo extremamente preparado para a gestão de uma empresa. Mesmo ainda não sendo um clube-empresa, o Ituano é gerido por um profissional especialista no assunto, então o clube realmente deu um salto muito grande nesses últimos anos, não só em termos de conquistas, como também em questão de estrutura e modelo de gestão”, salienta Mazola Júnior.

“Com o acesso à Série B e um calendário financeiro anual, a tendência é que o Ituano possa montar uma equipe muito forte já desde o começo do ano. Automaticamente, a expectativa é que faça um Paulistão muito mais forte, com muito mais ambição do que nos últimos anos, e que consiga chegar à Série B muito mais preparado do que estava neste ano para a Série C”, projeta Mazola Júnior.

“O Ituano viveu esses últimos anos com um problema sério de precisar desfazer quase toda a equipe após o Campeonato Paulista e remontar o time com reforços de divisões inferiores. Em relação ao ano que vem, a gente projeta o Ituano realmente em outro patamar. Em nenhum momento deste novo modelo de gestão, o clube teve a oportunidade de montar um grupo de jogadores para começar e terminar o ano”, pontua Mazola Júnior, que já participa do planejamento e da montagem do elenco para a próxima temporada, quando dará continuidade ao trabalho.

Tags: BragantinoCampinasfutebol interior de spHora CampinasItuano
CompartilheCompartilheEnviar
Gustavo Magnusson

Gustavo Magnusson

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Guarani elimina o Corinthians na Copinha com uma vitória por 2 a 1
Esportes

Guarani elimina o Corinthians na Copinha com uma vitória por 2 a 1

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Igor Pereira sofre lesão no ligamento do joelho e passará por cirurgia
Esportes

Igor Pereira sofre lesão no ligamento do joelho e passará por cirurgia

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Sem reforços, Marcelo Fernandes projeta cenário difícil para a Ponte Preta no Paulista

Sem reforços, Marcelo Fernandes projeta cenário difícil para a Ponte Preta no Paulista

12 de janeiro de 2026
Guarani pega o Corinthians na largada da fase eliminatória da Copinha

Guarani pega o Corinthians na largada da fase eliminatória da Copinha

12 de janeiro de 2026
Com gols no segundo tempo, Ponte Preta é derrotada pelo Corinthians na estreia do Paulistão

Com gols no segundo tempo, Ponte Preta é derrotada pelo Corinthians na estreia do Paulistão

11 de janeiro de 2026
Paulínia Universitário empata em 1 a 1 com o Vila Nova na despedida da Copinha

Paulínia Universitário empata em 1 a 1 com o Vila Nova na despedida da Copinha

11 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.