PUBLICIDADE
24 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Aumento do diesel traz risco de colapso no transporte público da região

Concessionárias pedem soluções para manter equilíbrio econômico-financeiro dos contratos

Redação Por Redação
10 de maio de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Concessão do transporte coletivo de Campinas é debatida em audiência

Transporte público coletivo de Campinas: Prefeitura anuncia reajuste zero para 2024 - Foto: Divulgação/PMC

O anúncio de reajuste de 8,9% no preço do diesel, feito nesta segunda-feira (9) pela Petrobras, trouxe uma grande preocupação para os sistemas de transporte sobre pneus na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os dados revelam que, somados aos reajustes anteriores do combustível, o diesel já subiu 47% este ano, gerando um impacto acumulado nas tarifas de 15,4%, conforme cálculo realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Hoje, o diesel é o principal componente na cesta de insumos do setor de transporte.

As concessionárias do transporte coletivo realizaram uma reunião emergencial para discutir o problema na sede da Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp). “Se nada for feito por parte do Poder Executivo, sejam os governos municipais ou estadual, uma das únicas alternativas que nos resta é reduzir a quantidade de ônibus nas ruas”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação do sindicato.

O diesel, no mês de abril, já havia superado o custo da mão de obra que, historicamente, era o de maior peso na composição das planilhas.

“As altas estão sendo constantes e os governantes não estão dando respostas para a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Antes da pandemia, o maior custo que as concessionárias tinham era com a mão de obra, cerca de 50% do total. Em abril, o diesel representou 37,3% enquanto a mão de obra respondeu por 36,8% dos custos”, informa Barddal.

Por isso, dizem as entidades do setor,  existe um risco real de colapso nos sistemas de transporte, sejam eles do segmento municipais, metropolitano, rodoviário e intermunicipal, caso se não forem tomadas ações urgentes por parte dos gestores. Embora as atividades econômicas tenham sido retomadas muitas pessoas perderam seus empregos e muitas empresas fecharam as portas por conta das restrições impostas ao longo de quase dois anos.

“Hoje, os sistemas de transporte operam com cerca de 80% da demanda que havia antes da pandemia. E, por outro lado, existe uma pressão muito grande para que as transportadoras aumentem a demanda por parte dos governos municipais e estadual. O grande problema é que a conta não fecha faz tempo e ainda assim o setor é alvo de muitas críticas por parte dos usuários e da Imprensa”, diz Barddal.

O SetCamp defende a criação ou a revisão dos valores dos subsídios existentes pois o transporte é considerado um serviço essencial, cujo direito de ir e vir é garantido na Constituição Brasileira. “O subsídio é uma forma justa para garantir um transporte de qualidade e precisa ser revisto sempre pois os custos estão ficando insustentáveis.

O aumento no valor da tarifa representa um impacto direto no bolso dos usuários que já tiveram uma série de problemas econômicos durante a pandemia”, pondera Barddal.

Outras variáveis, como a redução da carga tributária que incide sobre o setor, poderiam ser consideradas mas, uma vez que depende de vontade política e de mudanças nas legislações tributárias vigentes, não atenderia o setor de forma rápida. Outra solução é a redução dos custos, com cortes na oferta de serviço, o que impactaria de forma negativa no cotidiano das pessoas que dependem de ônibus para fazer os seus deslocamentos.

Tags: aumentosCampinasconcessionáriascontratoscustosdieselEconomiaHora CampinasRMCtransporte público
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

SOS Rua realiza mais de 220 abordagens a pessoas em situação de rua em Campinas
Cidade e Região

SOS Rua realiza mais de 220 abordagens a pessoas em situação de rua em Campinas

Por Redação
24 de novembro de 2025

...

Polícia contém rebelião na Penitenciária III de Hortolândia
Cidade e Região

Polícia contém rebelião na Penitenciária III de Hortolândia

Por Redação
24 de novembro de 2025

...

Novo alerta em Campinas reforça controle do Aedes aegypti em 23 bairros

Novo alerta em Campinas reforça controle do Aedes aegypti em 23 bairros

24 de novembro de 2025
Percentual de pessoas com deficiência aumenta entre matriculados na Unicamp

Unicamp libera consulta aos locais de prova da segunda fase do vestibular; veja

24 de novembro de 2025
Estudante da Etecap guarda lembrança histórica com príncipe em evento ambiental

Estudante da Etecap guarda lembrança histórica com príncipe em evento ambiental

24 de novembro de 2025
Equipes trabalham no recolhimento de árvores em Campinas nesta segunda-feira

Equipes trabalham no recolhimento de árvores em Campinas nesta segunda-feira

24 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Jovem morre após carro ser arrastado pela enxurrada em Hortolândia

    Jovem morre após carro ser arrastado pela enxurrada em Hortolândia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Suspeito de participar de roubo ao Iguatemi Campinas morre em confronto com o BAEP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Prevenção do suicídio: todos têm um papel a desempenhar – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O boom das corridas de rua e a força do movimento que une corpo, mente e amizades – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cantata ‘Um Grito de Paz’ marca início de celebrações natalinas em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.