O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra volta a Campinas a partir da próxima sexta-feira (3) e até domingo (5) no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), na área do Planetário. O evento reunirá cerca de 50 operações gastronômicas divididas em três alas: Alameda dos Produtores, Alameda Salgada e Festival Eu Amo Chocolate.
A entrada para o Festival é franca (paga-se apenas pelo que for consumido) e haverá arrecadação de alimentos e agasalhos para as campanhas da Prefeitura Municipal de Campinas.
A expectativa de público para esta edição, que terá novo layout, é de 15 mil pessoas. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apoia o evento.
Ao longo dos três dias de festa diversas atrações culturais, como a Orquestra de Viola de Valinhos (domingo), dividem o palco e compartilham seu repertório com o público. A Cozinha Show de 2022 ficará, novamente, aos cuidados de docentes e alunos do curso de Gastronomia do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden (UniMetrocamp), unidade Campinas: serão oito as oficinas ministradas neste primeiro final de semana junino (sábados e domingos à tarde) e, para participar, basta chegar (serão disponibilizados 30 lugares por sessão).
Segundo os organizadores, a 18ª edição retoma o propósito de marca de seus idealizadores.
“Quando chega aos centros urbanos, o festival quebra paradigmas, mexe com as pessoas. O jeito de ser do caipira, com seus modos de dizer, de cozinhar e de comer, deixa qualquer um à vontade e muito orgulhoso de suas origens. Nossa missão é revelar a riqueza da culinária de raiz, a sabedoria dos produtores locais, os ingredientes e a comida que nos aproxima. Em bom caipirês”, destaca a idealizadora Renata Tannuri Meneghetti.
Entre as operações culinárias deste ano, destaque aos pratos feitos em fogo de chão no disco de arado, à parrilha e aos defumadores. à culinária local e aos acentos bem regionais. Todas as técnicas que envolvem o preparo das comidas são capazes de nos reconectar às receitas de família. “As memórias afetivas fortalecem a nossa cultura”, completa Renata. Em cada operação, os participantes estarão prontos para dividir muitos causos e muita tradição.
Também haverá chope artesanal para brindar os reencontros dos amigos, caipirinhas e boas cachaças de alambique para abrir o apetite, servir de tira- gosto ou molhar as palavras. Para os pequenos, uma área infantil com atrações diversas, como jumping e circuito de mini-fusca.
CONFIRA AS ATRAÇÕES CULTURAIS DO EVENTO:
????? (3)
20h – Legião Urbana Cover
SÁBADO (4)
12h30 – Tubarão Samba Black – Roda de Samba
16h – Desafio da Pimenta
16h30 – Jonas & Diego
19h – Show com a Banda Queen Music Tribute
??????? (5)
12h30 – Orquestra de Viola de Valinhos
13h30 – Entrada da Imagem de Nossa Aparecida com a voz de Camila Moraes
16h – Roda de Conversa com Violeiro Furiozo e convidados especiais
19h – Camila & Gabriel
OFICINAS PROGRAMAS:
SÁBADO (4)
15h30 – Boquinha de Anjo de Abóbora
16h – Pão de Mel
16h30- Massa Fresca com Bechamel de Castanha
17h – Comida Fofa
DOMINGO (5)
15h30 – Creme de Fava de Cumaru com Banana Caramelada
16h – Lanches Juninos
16h30- Pop pie de pé de moleque
17h – Vinho Quente
*Para participar das oficinas não é preciso efetuar inscrição antecipadamente, basta chegar no horário programado da atividade e ocupar um dos 30 lugares que estarão disponíveis.
SERVIÇO:
19ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra
Quando: Sexta (3/6), das 18h às 22h; Sábado e Domingo (4 e 5/6), das 12 às 22h
Onde: Parque Portugal – Lagoa do Taquaral: Av. Dr. Heitor Penteado, 1671, Parque Taquaral, Campinas – SP, 13087-000. Acesso pelos portões 5 e 7.
Entrada: franca. Sugere-se a doação de 1Kg de alimento não perecível para o Banco Municipal de Alimentos de Campinas; e/ou agasalhos para a Campanha do Agasalho de Campinas.









